Skip to main content

Durante a trajetória de construção da democracia portuguesa, as relações internacionais não foram descuradas, tendo sido dada particular atenção à Aliança Atlântica, à CEE assim como às antigas colónias. Com o fim deste período de transição e a extinção de um órgão de soberania incompatível com os regimes plenamente democráticos da Europa foi possível concluir o processo negocial iniciado em 1977 para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE). Em janeiro de 1986, Portugal tornou-se membro da CEE.  

No mesmo período, Portugal procurou melhorar as relações e aprofundar os laços de cooperação com as antigas colónias, inclusive no plano militar, construindo com os países africanos de expressão oficial portuguesa um relacionamento baseado na igualdade e no respeito pela respetiva soberania. 

Cimeira nos Açores entre o Presidente norte-americano Richard Nixon e o Presidente português António de Spínola, que procurou apoio dos EUA. 19 de junho de 1974. Fotografia de Chalbert. ANTT, Fundo do Secretariado Nacional de Informação. Cimeira nos Açores entre o Presidente norte-americano Richard Nixon e o Presidente português António de Spínola, que procurou apoio dos EUA. 19 de junho de 1974. Fotografia de Chalbert. ANTT, Fundo do Secretariado Nacional de Informação.
Imagens de contentores junto Padrão dos Descobrimentos, em Belém, Lisboa. Fotografia de Alfredo Cunha. Imagens de contentores junto Padrão dos Descobrimentos, em Belém, Lisboa. Fotografia de Alfredo Cunha.
A evacuação e integração de centenas de milhares de chamados «retornados» das antigas colónias, apesar de reais problemas e legítimas queixas, requereu um enorme esforço logístico, diplomático e financeiro. Nota informativa relativa ao programa de evacuação de 300.000 pessoas de Luanda para Lisboa. Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais. Lisboa, 16 de julho de 1975. AHPR. A evacuação e integração de centenas de milhares de chamados «retornados» das antigas colónias, apesar de reais problemas e legítimas queixas, requereu um enorme esforço logístico, diplomático e financeiro. Nota informativa relativa ao programa de evacuação de 300.000 pessoas de Luanda para Lisboa. Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais. Lisboa, 16 de julho de 1975. AHPR.
Pormenor da Capa do Jornal O Diabo. O Diabo, 15 de fevereiro de 1977. HML. Pormenor da Capa do Jornal O Diabo. O Diabo, 15 de fevereiro de 1977. HML.

Cimeira Luso-Angola na Guiné-Bissau. O Presidente guineense, Luís Cabral, recebe o Presidente português, Ramalho Eanes. Bissau, 24 de junho de 1978. AHPR. Cimeira Luso-Angola na Guiné-Bissau. O Presidente guineense, Luís Cabral, recebe o Presidente português, Ramalho Eanes. Bissau, 24 de junho de 1978. AHPR.
Visita de Estado do Presidente Eanes a Cabo Verde. Ramalho Eanes foi muito ativo nos esforços de normalização das relações com as ex-colónias. Abril de 1980. AHPR. Visita de Estado do Presidente Eanes a Cabo Verde. Ramalho Eanes foi muito ativo nos esforços de normalização das relações com as ex-colónias. Abril de 1980. AHPR.
António e Manuela Ramalho Eanes em visita oficial a Espanha, a convite do Rei Juan Carlos. O processo de transição democrática em Espanha facilitou uma melhoria significativa nas relações entre os países vizinhos. Madrid, 23 de maio de 1977. Fotografia de Gouveia. ANTT, Fundo do Secretariado Nacional de Informação. António e Manuela Ramalho Eanes em visita oficial a Espanha, a convite do Rei Juan Carlos. O processo de transição democrática em Espanha facilitou uma melhoria significativa nas relações entre os países vizinhos. Madrid, 23 de maio de 1977. Fotografia de Gouveia. ANTT, Fundo do Secretariado Nacional de Informação.
Encontro do Primeiro-Ministro Sá Carneiro com o Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, aquando da visita deste último a Portugal. Os EUA foram um apoio importante na transição democrática portuguesa. Lisboa, 12 de junho de 1985. ANTT, Fundo da Direção Geral da Comunicação Social. Encontro do Primeiro-Ministro Sá Carneiro com o Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, aquando da visita deste último a Portugal. Os EUA foram um apoio importante na transição democrática portuguesa. Lisboa, 12 de junho de 1985. ANTT, Fundo da Direção Geral da Comunicação Social.


 

Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar com a República de Cabo Verde, Mindelo

Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar com a República de Moçambique, Maputo

Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar com a República de São Tomé e Príncipe, Lisboa

Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar com a República da Guiné-Bissau, Bissau

Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa com a República de Angola, Luanda

#50anos25abril