A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Cinemateca Portuguesa promovem uma Campanha de recolha de filmes amadores inéditos sobre a Revolução, com o objetivo de salvaguardar e difundir esse património cinematográfico.
Que materiais procuramos?
A Cinemateca procura filmes em película de pequeno formato: 9,5mm, 16mm, 8mm e Super 8.
Como serão usados os filmes?
Uma vez recebidos, os seus filmes serão:
-
identificados e catalogados;
-
digitalizados (caso o seu estado deconservação o permita), sendo-lhe oferecida uma cópia digital;
-
consultados para fins de investigação.
Com a sua autorização, também poderão ser:
-
disponibilizados online na Cinemateca Digital.
-
usados como imagens de arquivo em novas produções audiovisuais;
Os materiais podem ser depositados ou doados à Cinemateca. O depósito não transfere a propriedade dos materiais e pode ser cessado pelo depositante a todo o tempo.
Porquê conservar os filmes na cinemateca?
A Cinemateca é responsável pela salvaguarda do património cinematográfico em Portugal, onde se incluem os filmes amadores em película de pequeno formato.
As condições de temperatura e humidade relativa dos cofres climatizados da Cinemateca permitem retardar a inevitável degradação química da película, garantindo a longevidade das imagens nos seus suportes originais.
Onde é possível entregar os filmes?
A entrega dos filmes pode ser sinalizada por telefone (21 968 9400), e-mail (prospecao@cinemateca.pt), ou presencialmente, na Cinemateca Portuguesa, na rua Barata Salgueiro, 39, em Lisboa, ou no Centro de Conservação da Cinemateca (ANIM), na rua da República, 11, em Bucelas.
Mais informações sobre a Cinemateca em www.cinemateca.pt