Skip to main content

Produzida em cortiça, contém diversos objetos simbólicos aí colocados para perdurarem até ao dia 25 de Abril de 2074, quando se assinalar um século de democracia e liberdade. 

A 23 de março de 2022 – quando faltava apenas um dia para que o tempo da democracia ultrapassasse a duração da ditadura –, na abertura solene das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, recebeu: 

Exemplar da Constituição da República Portuguesa

Um exemplar da Constituição da República Portuguesa e a placa de Grande Oficial da Ordem da Liberdade, depositados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Assinaturas dos Deputados à Assembleia Constituinte

A lista com as assinaturas dos Deputados à Assembleia Constituinte, depositada pelo então Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Sementes de cravo

Sementes da flor que simboliza a liberdade, colocadas pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Programa do MFA

A primeira edição do programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) e alguns objetos alusivos ao 25 de Abril de 1974, colocados pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da direção da Associação 25 de Abril.

Partitura do tema «O Governo do Povo»

Uma partitura do tema «O Governo do Povo», a trilha sonora composta para acompanhar as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, anotada pelo autor, o compositor Bruno Pernadas.

Saber Mais >

Poema «Março»

O manuscrito do poema «Março», escrito por Alice Neto de Sousa para a cerimónia.

Saber Mais >

Cartas aos jovens de 2074

Duas cartas escritas por Beatriz Diogo, estudante na Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, e por Francisco Henriques de Macedo, estudante na Escola Secundária de Amares, ambos premiados no Concurso Nacional de Leitura.

O PÚBLICO de 23 de março

Um exemplar da edição de 23 de março de 2022 do jornal PÚBLICO, entregue por Carolina Amado, a mais jovem jornalista da redação do diário.

A cápsula do tempo «100 anos de democracia» – produzida pela marca de design portuguesa Galula – pode ser vista no Quartel do Carmo, onde permanece ao cuidado da GNR, até voltar a ser aberta, nos 100 anos do 25 de Abril.

#50anos25abril