Skip to main content

As Comemorações dos 100 anos do seu nascimento (7 de dezembro de 1924), integradas nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, evocam a vida de Soares e demonstram a atualidade dos valores e das causas que representou e pelos quais se bateu: a liberdade, a convivência, a tolerância, a solidariedade, a modernização, o ambiente e a paz.

A sua ação cívica e política foi fundamental para tornar Portugal um país livre, democrático, desenvolvido, europeu, ligado a todos os países que falam português e respeitado no Mundo.

Soares foi também um escritor e um homem de cultura atento, ativo e interveniente, colecionador de obras de arte e de livros.

A preservação da sua memória permite projetá-la no futuro, junto das novas gerações. Assim, entre os objetivos destas comemorações encontra-se o propósito de criar espaços de formação e de valorização da participação cívica dos cidadãos. Pretende-se estimular e apoiar a produção de conhecimento e o envolvimento dos jovens em projetos cívicos, a partir de três premissas fundamentais: preservar a memória; construir o futuro; fomentar a participação.

 

A comissão organizadora, sediada na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, é coordenada por José Manuel dos Santos, e composta pelos filhos, Isabel e João Soares, por Maria de Lurdes Rodrigues, Isabel Alçada, José Amaral, Teresa Calçada, Paulo Caramujo, Filipe Guimarães da Silva e Pedro Marques Gomes.

DESCARREGAR PROGRAMA

#50anos25abril