O último dia do Erasmus Campus | O Bootcamp da Sustentabilidade foi marcado pela apresentação dos projetos desenvolvidos em grupo pelos jovens participantes, que propuseram soluções práticas e criativas para enfrentar os diferentes desafios ligados à sustentabilidade. Dar Voz aos Agricultores O primeiro grupo centrou-se nos protestos de agricultores contra medidas ambientais que, segundo consideram, […]
É organizada anualmente em Marvão, Portalegre, pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Durante quatro dias, aliando sessões teóricas a sessões práticas, e com o contributo de académicos e especialistas, 30 participantes refletem e debatem sobre temas relevantes para o futuro de Portugal e da Europa, em linha com as prioridades do Programa Erasmus+.
Para saber mais sobre o programa, visite: erasmusmais.pt/destaques/erasmuscampus/
Em 2024, o Erasmus Campus teve como tema a Sustentabilidade e focou-se na capacitação de jovens para uma cidadania ativa no âmbito do Ambiente e do Combate às Alterações Climáticas.
O programa incluiu sessões sobre as prioridades do programa Erasmus+ na área ambiental (“Ambiente como prioridade Erasmus+”); Desinformação e Ação Climática (“O Desafio + Urgente — Como a desinformação prejudica a ação climática”); Sustentabilidade em Portugal e na Europa (“Sustentabilidade: Portugal, Europa e os Desafios Globais”); Política Europeia (“A Europa somos nós – O que esperam do próximo mandato da Comissão Europeia?”); e iniciativas nacionais na área ambiental (“Um Portugal + Sustentável – O que está a ser feito?”).
O debate estendeu-se ainda ao papel da Educação na Sustentabilidade (“Uma Educação + consciente – O que está a ser feito?”) e ao Associativismo e Advocacy juvenil (“Uma geração com + voz – Associativismo – advocacy”). Teve também lugar uma sessão de cinema e debate intitulada “Um futuro com + Abril”, com a projeção do filme “Revolução (sem) Sangue” e um debate com o realizador Rui Pedro Sousa e a historiadora Luísa Tiago de Oliveira.
Entre os oradores estiveram, nomeadamente, Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril; Carla Ruivo, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação; Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal; João Faria, Funcionário da Comissão Europeia (1989-2021); Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia; Luísa Almeida, fundadora da Quinta do Arneiro; Joana Guerra Tadeu, ambientalista; Vera Moutinho, jornalista; Luís Loures, Instituto Politécnico de Portalegre; Luís Marques, Conselho Nacional de Juventude; Mariana Maraschin, Associação Youth Climate Leaders Portugal; Mariana Gomes, Associação Último Recurso; e Marta Brazão, Circular Economy Portugal.
No final do Erasmus Campus – o Bootcamp da Sustentabilidade, os participantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo dos quatro dias, refletindo sobre os desafios ambientais e propostas para uma cidadania mais ativa no combate às alterações climáticas.
A iniciativa foi organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Em 2023, o Erasmus Campus teve como tema a Democracia e integrou-se na Campanha #NÃOPODIAS, desenvolvida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril para dar a conhecer às gerações mais jovens as proibições da ditadura.
O Programa incluiu sessões sobre Participação Cívica e Associativismo (#NÃOPODIAS Reunir-te); Condições de vida (#NÃOPODIAS Adoecer e #NÃOPODIAS Ter férias pagas); História e memória de Abril (#NÃOPODIAS Expressar-te); Futuro (# NÃOPODIAS – Abrir o Futuro, conversa com o Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva); Democracia Representativa (#NÃOPODIAS Votar); Educação (#NÃOPODIAS sonhar com um curso – Ensinar, aprender: a educação em democracia); Pluralismo (#NÃOPODIAS discordar – O pluralismo como recurso para pensar o futuro); e Europa (#NÃOPODIAS Ser Europeu).
Entre os oradores estiveram, nomeadamente, Augusto Santos Silva, então Presidente da Assembleia da República; Eduardo Marçal Grilo, Ministro da Educação de 1995 a 1999; Elvira Fortunato, então Ministra de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; João Costa, então Ministro da Educação; os historiadores Irene Pimentel e José Pacheco Pereira; Benedita Urbano, Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação de 2017 a 2022 e membro da resistência estudantil à ditadura do Estado Novo; Catarina Ruivo, então Presidente da Federação Académica de Lisboa; Rui Oliveira, Presidente do Conselho Nacional de Juventude; Israel Paródia, Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e Embaixador da Educação Inclusiva; Luís Filipe de Castro Mendes, Embaixador; Nuno Severiano Teixeira, Diretor do Instituto Português de Relações Internacionais; e Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.
Os participantes puderam ainda refletir sobre a Guerra, numa Oficina baseada no livro homónimo, com texto de José Jorge Letria, ilustrações de André Letria e edição do Pato Lógico.
Teve também lugar, no âmbito da iniciativa, a gravação ao vivo do primeiro episódio do programa de rádio #NÃOPODIAS, emitindo pela Antena 3 entre setembro e abril.
No final do Erasmus Campus – o Bootcamp da Democracia, os vários grupos apresentaram os seus projetos, com ideias para aumentar a participação democrática, nomeadamente junto dos mais jovens.
Sobre a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação é a entidade responsável pela gestão do Programa Erasmus+ em Portugal nas áreas do Educação e Formação.
Mais conhecido pela mobilidade de alunos do ensino superior na europa, este programa é muito mais abrangente chegando aos setores do ensino escolar, ensino e formação profissional e educação de adultos, onde proporciona para além de projetos de mobilidade também projetos de cooperação e parcerias estratégicas.
Em agosto de 2021, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação passou a ser responsável por apoiar a internacionalização da educação e formação em Portugal e, ainda, pela gestão de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do Programa de Alojamento no Ensino Superior.
Sobre a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem como missão elaborar e executar o programa das Comemorações oficiais do cinquentenário da Revolução de 1974.
As celebrações iniciaram-se em março de 2022 — quando Portugal passou a contar mais dias de democracia do que aqueles que viveu em ditadura — e terminam em dezembro de 2026, quando se cumpre, por um lado, 50 anos da aprovação da Constituição da República portuguesa e, por outro, 50 anos do ciclo eleitoral que decorreu ao longo do ano de 1976 – a realização das primeiras eleições legislativas, presidenciais, regionais (Açores e Madeira) e autárquicas.

O terceiro dia do Erasmus Campus | O Bootcamp da Sustentabilidade, em Marvão, começou de forma descontraída, com atividades recreativas aquáticas na Barragem da Apartadura, como padel e canoagem, proporcionando momentos de diversão e convívio. A primeira sessão do dia, intitulada “Uma Educação + Consciente”, contou com intervenções de Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico […]

Começou na vila de Marvão o Erasmus Campus. Este ano, esta escola de verão apartidária é dedicada ao Ambiente e Combate às Alterações Climáticas. Até domingo, 27 jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos vão aprofundar e debater estes temas com o contributo de figuras destacadas na área e a orientação […]

O Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade é uma escola de verão gratuita dedicada a jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos. Este fórum de discussão e formação é apartidário e vai focar-se em capacitar os participantes para uma cidadania ativa no âmbito do Ambiente e Combate às Alterações Climáticas. […]

A campanha #NÃOPODIAS, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril que recorda algumas das proibições da ditadura, vai ter um programa de rádio na Antena 3. Até aos 50 anos do 25 de Abril, os jornalistas Francisco Sena Santos e Raquel Morão Lopes vão receber em estúdio duplas de convidados para viajar […]