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A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura desenvolveram o projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro», em torno do Livro Livre. Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976.

A iniciativa, que contou com o apoio do Município do Seixal, mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da EB 2,3 Paulo da Gama; uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Secundária de Amora; e uma turma da Universidade Sénior. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores, que mediaram o projeto com as suas turmas.

As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Contaram com o contributo de professores das disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português; Ciências Naturais e Matemática; Cidadania e Desenvolvimento; Tecnologias de Informação e Comunicação; História; Educação Visual; Educação Musical; Língua, Cultura e Comunicação; e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.

Um projeto-piloto para promover um maior conhecimento da história recente

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril desenvolvem-se em torno dos eixos Memória e Futuro, pretendendo contribuir para uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e mais participativa, plural e democrática. Este projeto-piloto concorre para esse objetivo, na medida em que a passagem de testemunho sobre o passado, as memórias da ditadura, da construção da democracia e do valor da liberdade são fundamentais para que possamos, em conjunto, pensar e construir os próximos 50 anos de democracia.

A iniciativa decorreu ao longo de quatro meses. Partindo de um workshop de preparação do projeto com os professores, o processo contemplou sessões de apresentação do Livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos Direitos Humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, a ilustrar situações e elementos simbólicos. Nestas sessões, os alunos foram ainda estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.

Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.

SOBRE O LIVRO LIVRE

O Livro Livre é um projeto educativo que estabelece um diálogo entre o passado, o presente e o futuro. Com base num conjunto de desafios, apela ao leitor para que se transforme em coautor da obra.

De acordo com os seus autores, Francisco Bairrão Ruivo (textos), Danuta Wojciechowska e Joana Paz (Design e ilustrações), o Livro nasceu como uma forma de comemorar o 25 de Abril, dando a conhecer a crianças e jovens este marco da História de Portugal e o seu legado.

Ao longo de quase 100 páginas, celebra os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976 como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.

Em simultâneo, desafia o leitor-coautor a resgatar as memórias de quem viveu este período e a registar estas experiências. Através de breves enquadramentos históricos, ilustrações sugestivas e propostas de atividade diversificadas, o Livro Livre constrói um espaço para a reflexão sobre o significado do 25 de Abril.

#50anos25abril