Skip to main content

Tens o dever de respeitar as escolhas dos outros. #TensPoder para te casares e constituir família.

Durante a ditadura (1926-1974), um simples beijo nos lábios era considerado atentado à moral e podia implicar o pagamento de multas. Esperava-se das mulheres que fossem recatadas, e que se mantivessem virgens até ao casamento. Era comum que o namoro se fizesse ao postigo ou na presença de algum membro da família. O aborto era ilegal. As professoras, por exemplo, só podiam casar-se com autorização do ministro.

Quem se casasse pela Igreja não poderia divorciar-se. A homossexualidade era proibida, e considerada uma doença mental. Os homossexuais podiam ser detidos, torturados e humilhados.

Foi a conquista da democracia que permitiu dar a todos os portugueses o poder de amarem quem quiserem sem restrições impostas pelo Estado.

Os teus poderes e deveres na Constituição da República Portuguesa

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

1. Todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade.

3. Os cônjuges têm iguais direitos e deveres quanto à capacidade civil e política e à manutenção e educação dos filhos.

Aqui podes saber mais sobre alguns dos poderes e deveres que a democracia te dá. Escolhe um e reflete sobre ele. Escreve, filma, fotografa. Partilha as tuas ideias e usa #TensPoder e #50anos25deAbril nas tuas publicações.

Identifica a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril (Facebook | Twitter | Instagram) 

Podes conhecer aqui histórias de quem está a usar o seu poder para melhorar a qualidade da nossa democracia.

#50anos25abril