#TensPoder para escolher quem te representa, e podes candidatar-te a ser um representante. Podes participar em partidos políticos e candidatar-te a cargos públicos.
#TensPoder para contribuir para a democracia do teu país.
Durante a ditadura (1926-1974), o voto era fortemente limitado. Votar era um privilégio reservado a quem sabia ler e escrever, salvo algumas exceções – nessa altura cerca de 26% da população portuguesa era analfabeta. As mulheres alfabetizadas só conquistaram o direito ao voto nos anos finais da ditadura.
Em 1973, Portugal tinha 8,6 milhões de habitantes. Apenas 2 milhões podiam votar e apenas 1,4 milhões o faziam. Depois do 25 de Abril, quando se realizaram as primeiras eleições livres, havia 6,2 milhões de eleitores recenseados. 91,7% participaram.
Foi a conquista da democracia que deu a todos os portugueses o poder – e o dever – de participar.
Os teus poderes e deveres na Constituição da República Portuguesa
1. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direção dos assuntos públicos do país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos.
1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.
2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.
1. Todos os cidadãos têm o direito de acesso, em condições de igualdade e liberdade, aos cargos públicos.
1. A liberdade de associação compreende o direito de constituir ou participar em associações e partidos políticos e de através deles concorrer democraticamente para a formação da vontade popular e a organização do poder político.
Aqui podes saber mais sobre alguns dos poderes e deveres que a democracia te dá. Escolhe um e reflete sobre ele. Escreve, filma, fotografa. Partilha as tuas ideias e usa #TensPoder e #50anos25deAbril nas tuas publicações.
Identifica a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril (Facebook | Twitter | Instagram )