Carlos Alberto Mota Soares
Nascido em 1945, natural de Capelas, Ponta Delgada, Portugal
B. SC (Eng), Universidade de Aston
M. SC (Eng), Universidade de Aston
Ph. D, Universidade de Surrey
Doutor Honoris Causa, Universidade do Porto
Professor Emérito, IST, Universidade de Lisboa
Membro Emérito, Academia de Engenharia
Honorary Fellow, International Association of Computational Mechanics
Ex-Presidente do Conselho Geral, Universidade de Évora
Membro do Conselho Geral, Universidade de Lisboa
Militante do Partido Comunista Português
Contributos para a Internacionalização e a Modernização da Engenharia Mecânica em Portugal após o 25 de Abril
A modernização da educação e da investigação científica em Engenharia Mecânica é fruto do trabalho de várias gerações de professores e investigadores, de decisões governamentais e da atribuição de bolsas para Doutoramentos em universidades estrangeiras.
Destaco a visão e o legado do Professor Catedrático António Gouveia Portela para o desenvolvimento da base científica da Engenharia Mecânica no IST, principalmente nas áreas de Automação e Controlo, Investigação Operacional, Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas. Em 1961, o Professor Portela criou o Núcleo de Estudos em Engenharia Mecânica, financiado pelo Instituto de Alta Cultura, cujos primeiros investigadores foram António Falcão e José Delgado Domingos e, posteriormente, Diamantino Durão e os alunos Luís Braga Campos, João Pavão Martins, Luís Trabucho Campos e José Sá da Costa. Em 1966, o Professor Portela criou o Centro de Estudos de Cibernética, envolvendo docentes de Engenharia Mecânica e de Engenharia Eletrotécnica e os alunos do curso de Eletrotecnia Luís Moniz Pereira e Hélder Coelho, que frequentavam a disciplina de Automação, que, mais tarde, foram os pioneiros da Inteligência Artificial em Portugal.
Saliento a atividade do Professor Catedrático José Delgado Domingos no desenvolvimento das áreas de Termodinâmica, Energia e Ambiente, do Professor Catedrático Luciano Faria na área de Projeto Mecânico e na criação, em 1965, do Instituto de Soldadura, mais tarde Instituto de Soldadura e Qualidade, e do Professor Catedrático Jorge Costa André na área de Tecnologia Mecânica.
Destaco também a visão e o legado do Professor Extraordinário Vasco Sá da FEUP para o desenvolvimento das áreas de Projeto Mecânico, de Tecnologia Mecânica e de Gestão Industrial.
Antes do 25 De Abril de 1974, poucos eram os Doutorados em Engenharia Mecânica. Sem pretender ser exaustivo, passo a citar:
Artur Varela Cid, Universidade de Darmstadt, 1938,
Fernando Aquiles Lopes, FEUP, 1953,
José da Silva Cunha, FEUP, 1965,
Vasco Sá, FEUP, 1966,
Jorge Neves Silva, IST, 1968,
José Ferreira Neves, FEUP, 1971,
António Falcão, Universidade de Cambridge, 1972,
Luís Maltez, Universidade de Manchester, 1973,
Heitor Pina, IST, 1973,
Eduardo Marçal Grilo, IST, 1973,
Eduardo Oliveira Fernandes, EPF Lausanne, 1973,
António Barbedo Magalhães, Universidade de Gante, 1973,
José Restivo Sarmento, Universidade de Birmingham, 1974.
No princípio da década de 70, as bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto de Alta Cultura e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) permitiram que dezenas de assistentes universitários de Engenharia Mecânica frequentassem Doutoramentos em universidades europeias e americanas. A grande maioria dos novos doutorados regressaram a Portugal depois de 1976.
O Professor Eduardo Arantes e Oliveira, Professor Catedrático de Engenharia Civil, foi o pioneiro em Portugal do desenvolvimento dos métodos computacionais em engenharia, em 1965 no LNEC. Em 1973, foi Co-Editor, com J.T. Oden, do livro Lectures on Finite Element Methods in Continuum Mechanics, publicado pela Alabama University Press.
O Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), criado pelo governo provisório em 1976, aprovou e financiou, entre 1977 e 1991, quatro centros de investigação científica na área da Engenharia Mecânica:
Centro de Mecânica e Materiais das Universidades de Lisboa (CEMUL), no IST, Coordenador: Professor Eduardo Arantes e Oliveira;
Centro de Termodinâmica Aplicada e Mecânica dos Fluidos das Universidades de Lisboa, no IST, Coordenador: Professor José Delgado Domingos;
Centro de Automática das Universidades de Lisboa, no IST, Coordenador: Professor Pedro Lourtie;
Centro de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto, na FEUP, Coordenador: Professor Eduardo Oliveira Fernandes.
Os Centros do INIC eram autónomos relativamente às Universidades, recebiam financiamento estatal sem burocracias e prestavam contas anuais ao INIC.
Em 1976, foi aprovada a Lei de Gestão Democrática das Universidades, consagrando a eleição democrática nas Faculdades do Conselho Diretivo, do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Representantes. A par destes órgãos, o Conselho Científico, composto por todos os professores e investigadores doutorados, tinha um papel decisivo em todas as questões de natureza científica e na aprovação dos cursos.
Em 1976, foi aprovada a Licenciatura em Engenharia de Construção Naval de 1 ano pela Universidade Técnica de Lisboa em colaboração com a Marinha Portuguesa e com os Estaleiros da Lisnave, da Setenave e de Viana do Castelo. Realizaram-se três cursos para os quais só foram admitidos engenheiros mecânicos. Os cursos foram coordenados pelo Professor Luciano Faria do IST e pelo Almirante Rogério de Oliveira da Marinha Portuguesa.
Em 1979, foi aprovado nas provas públicas para Professor Catedrático de Engenharia Mecânica da UNL o Professor António Janeiro Borges, o primeiro Doutorado em Engenharia Mecânica (1975) pela Universidade de Coimbra.
Em 1979, foi aprovado o Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), o qual, por exemplo, quadruplicou o número de vagas no Quadro de Professores no IST. O Quadro de Professores Catedráticos passou de 30 professores para 60 e criaram-se 60 vagas para Professores Associados. Na FEUP foi fixado o Quadro com 38 Professores Catedráticos e 38 Professores Associados. A Dedicação Exclusiva definida no ECDU e o correspondente aumento salarial de 50% permitiu criar nas universidades um corpo de professores dedicados a tempo integral ao ensino universitário, à investigação científica e à transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade.
Com a publicação do ECDU, e após avaliação curricular pelos respetivos Conselhos Científicos, foram nomeados Professores Catedráticos de Engenharia Mecânica os seguintes Professores Extraordinários e Auxiliares com Agregação:
António Falcão, IST,
Diamantino Durão, IST,
Manuel Margarido, IST,
Vasco Sá, FEUP,
Eduardo Oliveira Fernandes, FEUP,
José Leão Silva Cunha, FEUP,
Carlos Moura Branco, UM,
Jorge Neves da Silva, UNL.
Em 1980, numa reunião do Conselho Científico do IST foi aprovada uma nova orgânica, em que os 29 Departamentos existentes desde 1973 são reestruturados em 8 grandes Departamentos. De imediato, o governo aprovou um Decreto-Lei em que este modelo é aplicado a todas as universidades nacionais.
O Estatuto da Carreira de Investigação Científica foi aprovado em 1980 e revisto em 1999. Necessita urgentemente de ser atualizado, permitindo a articulação entre a carreira docente e a carreira de investigador e reduzindo a precariedade e a endogamia.
Em 1981, O Professor Catedrático Diamantino Durão foi eleito primeiro Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do IST. Com 7 Professores Catedráticos (3 novos) e 10 Professores Associados, estavam criadas as condições objetivas e subjetivas para a reestruturação da Licenciatura em Engenharia Mecânica, para a criação de Mestrados e, mais tarde, programas doutorais em Engenharia Mecânica.
Na FEUP, o conjunto de docentes de Engenharia Mecânica estava de facto organizado como Departamento de Engenharia Mecânica desde 1975, tendo como Presidente o Professor Vasco Sá. Mas, só em 1987 foi formalizado o Departamento, sendo eleito Presidente o Professor António Augusto Fernandes.
Em 1981, foram iniciados, no IST, os Mestrados em Engenharia do Projeto Mecânico (Coordenador: Luciano Faria; Coordenador Adjunto: Carlos Mota Soares) e o Mestrado em Transferência e Conversão de Energia (Coordenador: José Delgado Domingos). Muitos dos alunos que frequentaram este Mestrado em Engenharia do Projeto Mecânico eram Assistentes do IST, UC, UNL, ISEL, IPC, IPS, INETI, LNEC, UNIDH e Engenheiros da SOREFAME, Mague, Profabril, etc.
Em 1981, é criado na FEUP o Mestrado em Engenharia Estrutural (Coordenador: Rogério Martins) e, em 1983, o Mestrado em Materiais e Processos de Fabrico (Coordenadores: António Augusto Fernandes, Viriato Antunes e António Torres Marques) e o Mestrado em Engenharia Térmica (Coordenador: Eduardo Maldonado).
Em 1981, O Engenheiro Domingos Xavier Viegas foi o segundo Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, tendo sido selecionado em 1991, num concurso público internacional, primeiro Professor Catedrático de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.
Em 1981, é aprovada no IST a Licenciatura em Engenharia de Construção Naval, mais tarde Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica.
Em 1982, no IST foi reestruturada e modernizada a Licenciatura em Engenharia Mecânica, cujo modelo estava em vigor desde 1970. É criado o novo Ramo de Sistemas, coordenado pelo Professor José Sá da Costa.
Porque o meu contributo para a modernização e internacionalização dos cursos e da investigação científica em Engenharia Mecânica do IST foi em boa parte fundado na minha experiência académica e profissional, passarei a referir, ordenados cronologicamente, alguns detalhes das etapas do meu percurso no Reino Unido e em Portugal.
Em 1964 fui contratado pela Austin Motor Company para a fábrica de Longbridge, em Birmingham, como “Overseas Apprentice”, patrocinado pela Concessionária dos automóveis e camiões Austin nos Açores. Era, de facto, um trabalhador-estudante a frequentar um curso planeado conjuntamente entre a Austin Motor Company e o Birmingham College of Advanced Technology (a partir de 1966 a Universidade de Aston).
Obtive o grau profissional Ordinary National Certificate em Engenharia Mecânica (1966), em curso noturno, e os graus académicos de Bachelor of Science (Engineering) em Engenharia Mecânica (1970) e Master of Science (Engineering) em Mecânica dos Sólidos (1971), pela universidade de Aston, e Ph.D em Dinâmica de Estruturas pela Universidade de Surrey (1975).
Na Austin, em 1966, fui integrado na recém criada Secção de Design Automation do Departamento de Engenharia de Projeto, presidido por Sir Alec Issogonis, o projetista do Austin Mini, um dos mais revolucionários automóveis de todos os tempos. Fui, na Austin, um dos pioneiros na aplicação de computadores e de métodos computacionais no cálculo automático de projetos de componentes e subsistemas de veículos, nomeadamente na otimização da redução de vibrações, e na introdução do método dos elementos finitos em dinâmica e impacto de veículos, temas das minhas Dissertações de Licenciatura e de Mestrado.
Em 1971, concorri a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para fazer o Doutoramento na Universidade de Surrey e, para minha surpresa, ganhei a bolsa apesar de não ter licença militar, nem bilhete de identidade e passaporte válidos.
O tema da minha Tese de Doutoramento foi Elementos Finitos em Dinâmica de Estruturas Cascas aplicados a turbinas e hélices de alta rotação.
Em 1974, concorri e fui admitido, no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, como Investigador Principal de um grande projeto de investigação financiado pela indústria em turbinas de aviões, que era, de facto, a continuidade da minha Tese de Doutoramento.
Em 1977, depois de concluído o processo de equivalência do meu Doutoramento e resolvido o problema da minha situação militar, concorri, e fui admitido, a Professor Auxiliar de Engenharia Mecânica, do IST. Fui, também, admitido como Bolseiro de Investigação no CEMUL, onde iniciei, com o Professor Manuel Seabra Pereira, a Linha de Investigação Cálculo Automático no Projeto Mecânico (Linha 1), que hoje tem mais de 25 investigadores doutorados.
Quando ingressei no IST em 1977 já tinha dez anos de experiência em investigação científica em métodos computacionais e no desenvolvimento de programas de computador para a análise estática, dinâmica, instabilidade e impacto de sistemas estruturais complexos, nomeadamente veículos, tubos de escape, turbinas e hélices a alta rotação. Saliento também a minha participação no desenvolvimento do programa SPADAS (Southampton Programs for Advanced Dynamic Analysis System), coordenado pelo meu supervisor Professor Maurice Petyt no ISVR. Fui co-autor com o Professor Petyt de dois dos oito capítulos do livro Structural Dynamic Aspects of Bladed Disk Assemblies, que reuniu especialistas mundiais em turbinas da Rolls-Royce, General Dynamics, Pratt & Whitney Aircraft e Imperial College, publicado pela ASME e editado pelo Engenheiro A. V. Srinivasan da Pratt & Whitney Aircraft, em 1976.
Em 1978, iniciei com Manuel Seabra Pereira seminários semanais para os Assistentes sobre Cálculo Automático de Estruturas, atraindo cerca de dez Assistentes de Engenharia Mecânica, de Engenharia Civil e de Matemática e engenheiros da indústria. Alguns desses Assistentes chegaram a Professores Catedráticos de Engenharia Mecânica, de Engenharia Civil e de Matemática no IST, na UL e na UNL.
Cada assistente tinha um plano de trabalho definido. No primeiro trimestre, programava o respetivo software para a análise estática, dinâmica ou instabilidade de estruturas vigas, placas, cascas ou sólidos, com base no meu programa PAE (Programa de Análise de Estruturas) em que só era necessário programar a sub-rotina do elemento finito desenvolvido. No trimestre seguinte, apresentava aos colegas um seminário sobre o assunto. O entusiasmo dos assistentes foi extraordinário e muitos concluíram o Doutoramento nas melhores universidades americanas, orientados por autoridades mundiais.
Em 1978, fui nomeado Professor Responsável pelas disciplinas de Estabilidade e de Placas e Cascas.
Os programas curriculares das disciplinas de Estabilidade e de Placas e Cascas foram modernizadas e, além dos métodos analíticos, foram introduzidos métodos aproximados e computacionais em estática, dinâmica e estabilidade de vigas e de placas e cascas. Esta atualização teve um grande sucesso e a disciplina de opção Placas e Cascas, que nunca tinha tido alunos, passou a ser lecionada em anfiteatro e, também, a ser frequentada por engenheiros mecânicos e civis da indústria.
Desde 1978, e durante 4 anos, realizei cursos para a indústria em Cálculo Automático de Estruturas, frequentados por mais de cem engenheiros, nomeadamente, da SOREFAME, da Mague, da Profabril e da Marinha Portuguesa. Um destes cursos foi organizado na empresa Mague para os seus engenheiros.
Ainda em 1978, iniciei a colaboração com a indústria nacional no desenvolvimento de elementos finitos para análise de estruturas industriais, nomeadamente carruagens, autocarros, comportas e guindastes para a SOREFAME, Mague, CAMO e UTIC.
Em 1978, fui contratado pela empresa SOREFAME para introduzir no Programa Comercial SAP4 um elemento finito para estruturas cascas finas e espessas baseado na Teoria de Mindlin, o qual tinha desenvolvido na minha Tese de Doutoramento para análise estática, dinâmica e de instabilidade. A SOREFAME usava o Programa Comercial SAP4, da Universidade de Berkeley, que era muito eficiente numericamente, mas com elementos finitos muito limitados.
Em 1979, fui eleito para o Comissão Diretiva do CEMUL e a partir de 1982, fui sucessivamente eleito Coordenador Científico do CEMUL, cargo que desempenhei até à integração deste Centro no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), em 1992.
De 1980 a 1983, três Assistentes da Linha 1, Luís Trabucho Campos, João Martins e Luís Faria, foram fazer o Doutoramento para a Universidade do Texas em Austin, sob orientação do Professor John Tinsley Oden, autoridade mundial em métodos computacionais em Engenharia e fundador e primeiro Presidente da International Association of Computational Mechanics (IACM).
Em 1982, fui aprovado, na UTL, nas provas de Agregação em Projeto Mecânico e em 1985 fui selecionado, em concurso público internacional, para Professor Catedrático de Mecânica Estrutural e Computacional do IST.
De 1983 a 1985, fui Professor Visitante na Universidade de Iowa, colaborei na área de Projeto Ótimo de Estruturas com os Professores Eduard Haug e K.K. Choi, autoridades mundiais neste tema. Também colaborei na mesma área com os Professores John Taylor e Noboru Kikuchi (hoje, Vice-Presidente da Toyota Research no Japão) da Universidade de Michigan e com o Professor Parviz Nikravesh da Universidade do Arizona, autoridade mundial em Dinâmica Multicorpo.
A licença sabática do Professor Manuel Seabra Pereira na Universidade do Arizona, em 1985, para trabalhar em Dinâmica de Multicorpos, com o Professor Parvis Nikravesh, foi crucial para alargar o âmbito científico da Linha 1.
Os meus principais tópicos de investigação têm sido Métodos Computacionais (Elementos Finitos, Elementos de Fronteira, Elementos Mistos, Elementos Analíticos e Elementos Semi-Analíticos), Dinâmica de Estruturas, Análise Não Linear de Estruturas, Sensibilidade de Estruturas, Estruturas Adaptativas, Otimização de Estruturas, Dano de Estruturas, Projeto Integrado por Computador, Mecânica dos Materiais Compósitos, Otimização de Compósitos, Compósitos Adaptativos, Identificação de Propriedades Elásticas, Viscoelásticas e Eletromecânicas.
Durante a minha carreira universitária fui Coautor de 125 artigos em revistas internacionais de referência, a grande maioria pertencentes ao Quartil 1 da Web of Science, de 23 capítulos de livros publicados internacionalmente e de 190 artigos em conferências internacionais. Fui Editor ou Coeditor de 41 livros e Edições Especiais de revistas internacionais. Organizei 10 conferências nacionais e 30 conferências internacionais. Coordenei ou participei em 30 projetos de investigação nacionais e internacionais. Fui orientador ou supervisor de 12 Teses de Doutoramento. As minhas publicações obtiveram muitos milhares de citações.
A partir de 1983, outros Assistentes da Linha 1 foram fazer o Doutoramento nos EUA, com o Professor Taylor (Hélder Rodrigues), com o Professor Kikuchi (José Miranda Guedes), com o Professor K. K. Choi (José Trigo Santos), com os Professores Haug e Jasbir Arora (João Barradas Cardoso) e com o Professor Nikravesh (Jorge Ambrósio).
Fui arguente, de 1986 a 2016, em 101 Provas de Agregação nas Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa, Aveiro, Minho e Beira Interior nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Materiais, Engenharia Naval, Física e Matemática.
Em 1986, fui o Director do Advanced Study Institute (ASI) on Computer Aided Optimal Design: Structural and Mechanical Systems, curso avançado de 15 dias, realizado em Tróia, com 150 participantes convidados, lecionado por 15 autoridades mundiais e financiado pela NATO e NASA. Fui o Editor do livro deste ASI publicado pela Springer Nature em 1987 e, em 1988, pela World Publishing Corporation da RPC. Esta foi uma conferência internacional em Engenharia Mecânica realizada em Portugal com grande impacto nacional e internacional.
Na sequência do grande sucesso internacional deste ASI concorri ao programa COMETT da União Europeia (UE), e foi aprovada a organização, em várias universidades e empresas europeias de 10 países da UE, de 40 cursos de 30 horas em Computer Aided Optimal Design of Structural Systems e Computer Aided Design of Mechanical Systems, 1989-1995.
Foram realizados outros ASI por professores de Engenharia Mecânica do IST e com publicação em livros por editoras internacionais:
- Vibration and Wear Damage in High Speed Rotating Machinery, 1990 (Diretores: Júlio Montalvão Silva e Fernando Pina da Silva), Kluwer
- Topology Design of Structures, 1991 (Diretores: M. Bendson e Carlos A. Mota Soares), Kluwer
- Combustion Flow Diagnostic, 1992 (Diretores: Diamantino Durão, Manuel Heitor, J. H. Whitelaw e P. O. Witz), Springer Nature
- Computer Aided Analysis of Rigid and Flexible Mechanical System, 1993 (Diretores: Manuel Seabra Pereira e Jorge Ambrósio), Kluwer
- Crashworthiness of Transportation System: Structural Impact and Occupant Protection, 1996 (Diretores: Jorge Ambrósio e Manuel Seabra Pereira), Kluwer
- Mechanics of Composite Materials and Structures, 1998 (Diretores: Carlos A. Mota Soares, Manuel Freitas e Cristóvão Mota Soares), Kluwer.
- Modal Analysis and Testings, 1999 (Diretores: Júlio Montalvão Silva e Nuno Maia), Kluwer
- Computational Aspects of Nonlinear Structural Systems with Large Rigid Body Motion, 2001 (Diretores: Jorge Ambrósio e Michael Kleiber), IOS Press
Desde 1986 fui continuamente eleito representante do DEM na Comissão Coordenadora do Conselho Científico (CCCC) do IST (designado Conselho Científico a partir de 2008) até 2015, ano da minha Jubilação.
Em 1986, foi criado pelo Professor Vasco Sá o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), financiado pelo programa PEDIP do Ministério da Indústria, presidido pelo Professor Rui Guimarães da Universidade do Porto.
O INEGI está vocacionado para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos orientados para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral. É um caso de grande sucesso da colaboração entre a universidade e a indústria na área de Engenharia Mecânica.
Em 1990, foi criada a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), presidida pelo Professor Domingos Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra. A ADAI é vocacionada para a investigação, desenvolvimento, inovação e prestação de serviços nas áreas de Incêndios Florestais, Ecologia Industrial, Sustentabilidade do Ambiente Construído, Energia e Detónica e Conforto. É um caso de grande sucesso da colaboração da universidade e da indústria nas áreas dos Fogos, Energia, Ambiente e Conforto.
Em 1990, durante a presidência do DEM do Professor José Delgado Domingos, foi aprovada pelo CCCC do IST a Licenciatura em Engenharia Informática, proposta pelos Departamentos de Engenharia Eletrotécnica e Computadores (DEEC), Matemática (DM) e Engenharia Mecânica (DEM), com uma Comissão Coordenadora composta pelos Professores José Tribolet (DEEC), Presidente, José Alves Marques (DEEC), Amílcar Sernadas (DM) e Carlos Mota Soares (DEM). Os ramos de Inteligência Artificial e Informática Industrial desta Licenciatura eram coordenados, respetivamente, pelos Professores João Pavão Martins e José Sá da Costa do DEM.
Em 1991, fui nomeado Delegado Nacional no Programa EUCLID da União Europeia Ocidental, pelo Ministro da Defesa Nacional, cargo que exerci até 2005.
Fui eleito Presidente do DEM nos períodos 1991-1996, 1999-2002 e 2009- -2010.
Em 1991, foi criado o Laboratório de Engenharia Mecânica Assistida por Computador (LEMAC) no âmbito dos cursos de Cálculo Automático no Projeto Mecânico e Desenho Assistido por Computador. Estes cursos para jovens engenheiros foram organizados, desde 1988, por Carlos Mota Soares e Manuel Seabra Pereira, com financiamento do Fundo Social Europeu.
Também, em 1991, tomei a iniciativa de organizar visitas de estudantes do 12º ano do ensino secundário aos laboratórios e centros de investigação do DEM, com o objetivo de atrair alunas e alunos para as Licenciaturas em Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial. Esta operação, conduzida pelas Professoras Maria da Graça Carvalho e Luísa Quintino, teve grande sucesso e contribuiu para aumentar significativamente a atração destas Licenciaturas. A realização destas visitas foi repetida anualmente durante mais de 15 anos, até o IST começar a organizá-las. Foram muitos milhares de alunos e alunas que visitaram o DEM e contribuíram significativamente para posicionar estas licenciaturas entre as mais procuradas pelos estudantes.
Em 1992, fui cofundador, com os Professores António Augusto Fernandes, Eduardo Oliveira Fernandes e Eduardo Maldonado e muitos outros da FEUP e com os Professores José Sá da Costa, Manuel Barata Marques, Diamantino Durão, José Carlos Pereira, Manuel Heitor e a Professora Maria da Graça Carvalho e muitos outros do IST, do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). O IDMEC integrou parcialmente os quatro centros de Engenharia Mecânica de Portugal e foi financiado pelo Programa Ciência da JNICT. Ainda em 1992, fui eleito Presidente do IDMEC e continuei a ser eleito para este cargo até terminar o meu último mandato em 2016, depois da Jubilação em 2015.
Entre os fundadores do IDMEC estão professores que vieram a ser Ministros na área da Educação e da Ciência – Diamantino Durão (Ministro da Educação, 1991-1992), Maria da Graça Carvalho (Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, 2003-2005), Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 2015-2022) e Secretários de Estado – Pedro Lourtie (2001-2002), Eduardo Oliveira Fernandes (1984-1985 e 2001-2002), Manuel Heitor (2005-2010). São também fundadores do IDMEC Eduardo Maldonado, Presidente da Agência Nacional de Inovação (2012-2016) e Paulo Ferrão, Presidente da FCT (2016-2020). É ainda de destacar a atividade da Professora Maria da Graça Carvalho como Assessora Principal do Comissário Europeu da Ciência e do Presidente da Comissão Europeia e membro do Parlamento Europeu.
Em 1992, também financiado pelo Programa Ciência da JNICT, foram fundados o Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC), coordenado pelo Professor Ramiro Neves e atualmente pelo Professor Tiago Delgado Domingos, e o Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC), coordenado pelo Professor Carlos Guedes Soares e recentemente pelo Professor Yordan Garbatov.
Em 1992, foi aprovada a Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, coordenada pelo Professor Luís Braga Campos e, em 1993, foi aprovada a Licenciatura em Engenharia do Ambiente, proposta pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, de Engenharia Civil e de Engenharia Química, coordenada pelo Professor José Delgado Domingos.
Sob proposta do Conselho do DEM à CCCC, em 1993, foi aprovada a redução da carga letiva de todas as Licenciaturas do IST, de 30 para 22 horas semanais. O Conselho do DEM tinha proposto 20 horas semanais, mas a CCCC aprovou 22 horas.
Em 1993, o DEM foi reestruturado em 7 áreas científicas, as quais, ainda hoje, praticamente vigoram com algumas pequenas alterações:
Mecânica Estrutural e Computacional (Coordenador Carlos Mota Sores, depois da minha Jubilação Jorge Ambrósio),
Projeto Mecânico e Engenharia de Materiais (Coordenador Júlio Montalvão e Silva, mais tarde Rogério Colaço e José Miranda Guedes),
Termofluidos e Conversão de Energia (Coordenador José Carlos Pereira e recentemente Carlos Bettencourt da Silva),
Ambiente e Energia (Coordenador Manuel Heitor, posteriormente Mário Costa e Paulo Ferrão), Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial (Coordenador Paulo Martins),
Sistemas Inteligentes (Coordenador José Sá da Costa, mais tarde João Costa Sousa),
Mecânica Aplicada e Aeroespacial (Coordenador Luís Braga Campos, recentemente Afzal Suleman).
A área científica de Engenharia Naval e Oceânica (Coordenador Carlos Guedes Soares, atualmente Yordan Garbatov) decorre da integração em 2011 da Secção Autónoma de Engenharia Naval no DEM.
Em 1993, a Licenciatura, Mestrado e Programa Doutoral em Engenharia Mecânica foram reestruturadas e, mais tarde, foram criados os Mestrados e os Doutoramentos em Engenharia Aeroespacial e Engenharia do Ambiente.
Com o processo de Bolonha, em 2005, a CCCC transformou as antigas Licenciaturas em Mestrados Integrados (5 anos), Mestrados (2 anos) e Licenciaturas (3 anos). Durante a presidência do DEM do Professor Manuel Freitas foram criados os Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica e em Engenharia Aeroespacial, e os Mestrados (2 anos) e as Licenciaturas (3 anos) em Engenharia Naval e Oceânica, em Engenharia de Materiais, em Engenharia do Ambiente e em Engenharia Informática.
Em 2020, o MCTES decretou o fim dos Mestrados Integrados (5 anos) e a criação de Licenciaturas (3 anos) e Mestrados (2 anos). Considero esta decisão um grande erro, pois os alunos podem perder um ano para concluírem Licenciatura e Mestrado. Um aluno com disciplinas em atraso não pode mudar de Universidade. O número de alunos a frequentar o Mestrado será muito menor, porque as propinas de Mestrado serão muito superiores, mesmo quando este é necessário para exercer a profissão. Não percebo como foi possível as Universidades aceitarem esta decisão do governo, contrariamente ao sucedido em 2005, quando as Faculdades de Engenharia recusaram os modelos 3+2 e 4+1 e exigiram o Mestrado Integrado (0+5).
Em 1997, foi fundado o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), coordenado pelo Professor Manuel Heitor e recentemente pelo Professor Paulo Ferrão.
Em 2000, foi criado o Laboratório de Robótica e Engenharia de Sistemas (LARSYS) pelo Instituto de Sistemas e Robótica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, incluindo o IN+ e, mais tarde, o MARETEC.
Fui, com o Professor José Herkovits da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Copresidente do World Congress of Structural and Multidisciplinary Optimization, Rio de Janeiro, 1993 e 2005. Em 2008, este Congresso Mundial decorreu em Lisboa e foi presidido pelo Professor Hélder Rodrigues.
Em 1992, fui nomeado membro do Conselho Científico da FCT e Delegado Nacional dos Programas Brite-Euram, Growth e NMP, cargos que exerci até 2012.
Em 1996, comecei a colaborar com o Professor J. N. Reddy da Universidade do Texas A&M, em modelação de materiais compósitos e de estruturas adaptativas. Esta colaboração foi alargada aos Professores Cristóvão Mota Soares, Afzal Suleman, Aurélio Araújo, Hélder Rodrigues e Filipa Moleiro do IST e aos Professores António Torres Marques, António Ferreira e Pedro Camanho da FEUP, ao Professor Eugénio Garção da Universidade de Évora e aos Professores Joaquim Infante Barbosa e Amélia Loja do ISEL. O Professor Reddy é um dos mais citados cientistas do mundo (Top 5 nos rankings internacionais) em Engenharias Mecânica, Aeroespacial e Civil.
Em 2004, o IDMEC e o DEM concorreram a um concurso para aquisição de equipamento para os Laboratórios de investigação e ensino, tendo sido criados vários novos Laboratórios, nomeadamente, em Biomecânica, LEMAC Computação Avançada, Materiais, Tecnologia Mecânica, Sistemas, LASEF, Combustão. Desde então, não tem havido concursos para reequipamento nas regiões fora da convergência da UE. Este problema de fundo terá de ser resolvido urgentemente e superada a falta de técnicos de laboratório.
Em 2004, liderei a proposta vencedora para a criação do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA) resultante da ação conjunta do IDMEC (Pólos IST e FEUP), INEGI e ADAI, aprovado e financiado pela FCT em 2006. Fui eleito Coordenador Científico do LAETA de 2006 a 2014, em 2015 e em 2019 foram eleitos, respetivamente, José Carlos Pereira e Pedro Camanho.
Saliento, ainda, que vários fundadores do LAETA são membros da Academia das Ciências de Lisboa, nomeadamente, a Professora Maria da Graça Carvalho e os Professores Luís Braga Campos, Hélder Rodrigues, Afzal Suleman do IDMEC e os Professores José César Sá, Paulo Tavares de Castro e Pedro Camanho do INEGI. São Fellows da Royal Aircraft Society os Professores Luís Braga Campos, Afzal Suleman e Pedro Camanho. A Professora Maria da Graça Carvalho e o Professor Carlos Mota Soares são membros da Academia de Engenharia.
Em 2007, é aprovado pelo IST o Doutoramento em Engenharia Computacional, proposto por uma equipa multidisciplinar de professores dos Departamentos de Engenharia Mecânica, Matemática, Engenharia Civil e Arquitetura, Física, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática.
Fui Coordenador do Doutoramento em Engenharia Computacional de 2007 até à minha Jubilação em 2015. Este Doutoramento recebeu bolsas do Programa Portugal/UTAUSTIN e em associação com várias universidades europeias recebeu bolsas do Erasmus Mundus da UE.
Em 2011, o Centro de Investigação em Aeronáutica e Astronáutica (AEROG) da UBI, coordenado pelo Professor Jorge Barata, integrou o LAETA.
Nos últimos 50 anos, a ciência portuguesa em Engenharia Mecânica tem tido um avanço exponencial. Até 1975, os Professores José Delgado Domingos, António Falcão, Diamantino Durão e Pedro Lourtie do IST e José António Restivo da FEUP publicaram sete artigos em revistas internacionais de prestígio. Em 2017, foram publicados cerca de 700 artigos por professores, por investigadores e por muitas centenas de alunos de doutoramento, de praticamente todas as universidades e institutos politécnicos do país. Este salto extraordinário da Engenharia Mecânica deve-se principalmente a este aumento e impacto muito significativos de artigos em revistas internacionais e à internacionalização da nossa investigação, nomeadamente pela participação e coordenação de projetos de investigação nacionais, europeus e americanos, em colaboração com a indústria nacional e internacional, pela organização em Portugal e no estrangeiro de conferências internacionais, pela participação em Associações científicas nacionais e internacionais, e pela nomeação de editores portugueses por revistas científicas internacionais de referência.
A entrada de Portugal na UE em 1986 permitiu aos jovens doutorados em Engenharia Mecânica pelas melhores universidades mundiais terem impacto na investigação da indústria nacional e europeia.
Em 1987, fui convidado pela UE para participar num grupo de trabalho para definir as prioridades temáticas do Programa BRITE/EURAM. Nos meus contactos com o Engenheiro Manuel Cruz da Sorefame, percebi que os cadernos de encargos nos concursos de carruagens para os EUA exigiam metodologias de projeto para a análise da colisão e do impacto de comboios, que a Sorefame não dominava. Propus nas reuniões várias temáticas baseadas em conclusões do ASI: Multidisciplinary Optimal Design, Topology Design, Fail-Safe Design e Dinâmica Multicorpo de Sistemas Rígido-Flexíveis. Foi aprovada a sugestão do Fail-Safe Design apoiado pela indústria ferroviária europeia.
Foi aprovado pelo programa BRITE/EURAM em 1988 o projeto TRAINCOL liderado pela SOREFAME, trazendo para Portugal cerca de 50% do financiamento total deste projeto.
O projeto TRAINCOL – Advanced Design of Crash Fail – Safe Train Structures under Service and Impact Conditions (1991-1995) coordenado pela SOREFAME, ficou em segundo lugar no Success Stories da investigação e inovação da UE, sendo-lhe atribuído o prémio Inovação pela UE em 1992. Este projeto foi liderado pelos Engenheiros António Vacas de Carvalho, Manuel Cruz e Rui Loureiro da SOREFAME e pelos Professores Manuel Seabra Pereira e Jorge Ambrósio do IST, em colaboração com a indústria ferroviária espanhola, francesa e a CP.
O teste de colisão de uma das carruagens da CP com uma nova estrutura projetada para absorver energia durante o impacto, realizado em 1993 no Entroncamento, foi considerado um sucesso. Durante o teste estiveram presentes várias estações televisivas, nomeadamente, a RTP, BBC e TVF. Os resultados do projeto foram imediatamente aplicados nas carruagens da CP da Linha de Sintra. O Professor João Pereira Dias, então aluno de Doutoramento (Tese: Projeto de Componentes Estruturais de Veículos com Base em Formulações de Sistemas Mecânicos Rígido-Flexíveis, IST,1999) recebeu o Prémio Científico IBM, entregue pelo Ministro da Ciência José Mariano Gago, nas instalações da SOREFAME.
Também liderado pela SOREFAME e com os mesmos investigadores nacionais, o projeto SAFETRAIN: Train Crashworthiness for Europe Railway Vehicle Design and Occupant Protection (1996-2001) recebeu o prémio Descartes 2000. Neste projeto colaboraram 16 parceiros europeus, incluindo três grandes grupos de material circulante. O teste de colisão foi realizado na Polónia. O aluno de Doutoramento João Pombo (Tese: Modelos Computacionais para Aplicações à Dinâmica Ferroviária, IST, 2003) é hoje Professor Catedrático de Engenharia Ferroviária na Universidade de Haddersfield, Director Associado do International Institute of Railway Research e Editor do International Journal of Railway Technology.
A SOREFAME (mais tarde, Bombardier Transportation Portugal S. A.) liderou, ainda, o projeto europeu SAFEINTERIORS, com a participação dos Professores Manuel Seabra Pereira e Jorge Ambrósio e da indústria ferroviária nacional e europeia.
Estes três projetos europeus culminaram com a aprovação da importante Norma Europeia (EN 15227) de segurança passiva, mandatória, de impacto de carruagens.
Bombardier Transportation Portugal S. A. também participou nos projetos europeus EUROPAC e PantoTRAIN, com a colaboração dos Professores Manuel Seabra Pereira e Jorge Ambrósio e das indústrias nacional e europeia, culminando com a aprovação das Normas Europeias EN 50367 e EN 50318.
Saliento que o programa de simulação PantoCat, desenvolvido pelos Professores Jorge Ambrósio, João Pombo e Pedro Antunes, é dos poucos programas industriais do mundo certificado para projeto e análise de catenárias.
A SOREFAME colaborou igualmente nos projetos europeus UPDYN – New Integraded Updating Tools for Transportation Vehicle Vibration Quality Improvment (1993-1996), envolvendo oito parceiros e com a participação do Professor Nuno Maia do IDMEC, e FACTS – Film Actuators and Active Noise Control for Confort in Transportations Systems (1996-1999), envolvendo 9 parceiros europeus e com a participação do Professor José Sá da Costa do IDMEC.
A SOREFAME liderou, ainda, um projeto mobilizador, SEM XXI (1998-2000), envolvendo IST, IDMEC, FEUP, INEGI, INETI, IPS, ISQ, EFACEC, MIIT e EMEF. As ferramentas RAMS (Realiability, Availability, Maintainnability & Safety) foram testadas e validadas em composições da CP e do Metropolitano de Lisboa. A explicação detalhada destes projetos encontra-se em Manuel Cruz (Vice-Presidente da SOREFAME), Ligação Universidade e Indústria, uma Experiência numa Estratégia de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, Editor Manuel Seabra Pereira, IST Press, 2009 (Considero a privatização da SOREFAME um grave crime económico, porque provocou a perda da autonomia de Portugal em projeto de carruagens)
Destaco, também, os projetos de investigação europeus em Aeronautical Application Technology, financiados pelo Programa EUCLID da União Europeia Ocidental e pelo Ministério da Defesa Nacional, 1991-2002, em colaboração com a OGMA, IDMEC, INEGI, DERA, NLR, CEAT, EC, Baris, Fokker, HAI, Roketsch, TERMA, SONARA e e SAMTECH, coordenados pelos Professores Manuel Freitas (IDMEC) e António Torres Marques (INEGI) e Engenheira Utímia Madaleno (OGMA):
Comparison and Evaluation of Hybrid Concepts with Regards to Properties of Non-Hybrid Composites and Damage Tolerance and Non-Destructive Inspection of Composite Materials,
Design Transfer Molding (RTM) for Aerospace Structural Composites, liderado pela Professora Zuzana Dimitrovová e pelo professor Luís Faria, ambos do IDMEC.
Estes projetos consolidaram a colaboração entre o IDMEC, INEGI e OGMA e tiveram grande impacto na indústria de compósitos nacional e na investigação. Sublinho que a Engenheira Utímia Madaleno foi, mais tarde, Diretora de Investigação da União Europeia Ocidental e da European Defence Agency.
No final da década de 80, os professores mais ativos em projetos europeus de investigação em Engenharia Mecânica e Aeroespacial foram, nomeadamente, no IST as Professoras Maria da Graça Carvalho e Luísa Quintino, os Professores Diamantino Durão, Carlos Mota Soares, Manuel Seabra Pereira, Luís Braga Campos, José Carlos Pereira, Manuel Heitor, José Sá da Costa, Carlos Guedes Soares, Jorge Ambrósio, Hélder Rodrigues, José Trigo dos Santos e Ramiro Neves, na FEUP os Professores António Augusto Fernandes, António Torres Marques, Joaquim Silva Gomes, Eduardo Oliveira Fernandes e Eduardo Maldonado e na Universidade de Coimbra o Professor Domingos Xavier Viegas.
A indústria nacional, designadamente através da SOREFAME, da EDP, da OGMA e da CP, participou em muitos projetos europeus.
Nos últimos anos destaco a atividade em projetos europeus dos Professores Pedro Camanho e Afzal Suleman em Engenharia Aeroespacial, do Professor Jorge Ambrósio em Dinâmica Multicorpos e Ferroviária, dos Professores António Falcão e Paulo Ferrão em Energia e do Professor Carlos Guedes Soares em Engenharia Naval e Oceânica.
A organização de conferências internacionais em Portugal foi crucial para a internacionalização, o desenvolvimento e a modernização da Engenharia Mecânica.
Em 1973, foi fundada pelo Professor Eduardo Arantes e Oliveira a Comissão Portuguesa de Mecânica Teórica e Aplicada (a partir de 1995, Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional – APMTAC) que organizou, em Dezembro de 1974, uma Conferência Nacional para a qual foram convidados cientistas europeus e soviéticos. Esta Conferência Nacional realizou-se novamente em 1978 e 1982. Em 1988, organizei, conjuntamente com o Professor João Teixeira de Freitas do IST, a primeira Conferência Nacional de Mecânica Computacional que se realizou até 2003, em Troia (1988), Porto (1989), Coimbra (1992), Lisboa (1995), Guimarães (1998), Aveiro (2001) e Évora (2003).
A partir de 1995 e até à minha Jubilação, em 2015, fui sendo sucessivamente eleito presidente da APMTAC. Em 2016, o Professor José César Sá, da FEUP, foi eleito Presidente desta Associação e eu Presidente da sua Assembleia Geral. A APMTAC é afiliada da International Union of Theoretical and Applied Mechanics (IUTAM), da International Association of Computational Mechanics (IACM), da European Community on Computational Methods in Applied Sciences (ECCOMAS) e da European Mechanics Society (EUROMECH). Por esta razão fui eleito membro dos Conselhos Executivos da IACM e da ECCOMAS até 2015. Os Professores do IST João Teixeira de Freitas, João Martins e Dinar Camotim pertenceram ao Conselho Executivo da IUTAM e os Professores Jorge Ambrósio do IST, Pedro Camanho da UP e Paulo Flores da UM ao Conselho Executivo da EUROMECH.
Em 1982, Diamantino Durão iniciou no IST uma série de Conferências Internacionais bienais, Applications of Laser Anenometry to Fluid Mechanics, cujos livros foram editados pela Springer Nature. Em 1991 estas conferências foram presididas por Manuel Heitor e a partir de 2005 por António Luís Moreira. Em 2022, realizou-se no IST a 20th International Conference of Laser and Imaging Techniques to Fluid Mechanics.
A Professora Maria da Graça Carvalho, do IDMEC, iniciou em 1991 a série de conferências internacionais bienais Clean Air, mais tarde presididas pelo Professor Mário Costa do IDMEC. O Professor Pedro Coelho do IDMEC presidiu e organizou a 15th International Conference on Combustion Technologies for a Clean Environment, no IST em 2023.
Em 1994, o Professor José Sá da Costa, do IDMEC, organizou, no IST, o 1º Encontro Português de Controlo Automático. O 7º Encontro foi organizado pelo Professor Miguel Ayala Botto do IDMEC, no IST, em 2007.
Os Congressos Nacionais de Mecânica Experimental, bienais, começaram em 1996 e os Congressos Nacionais de Biomecânica, também bienais, em 2005.
Em 1998, realizou se um encontro de dirigentes da APMTAC e da Sociedade Espanhola de Métodos Numéricos em Engenharia no IST e outro, em 2020, na Universidade da Corunha, onde foi decidido organizar Congressos Ibéricos bienais de Métodos Numéricos em Engenharia. O primeiro teve lugar em Madrid (2002), seguido de Lisboa (2004), Granada (2005), Porto (2007), Barcelona (2009), Coimbra (2011), Bilbau (2013), Lisboa (2015), Valência (2017), Guimarães (2019) e Canárias (2022). O próximo Congresso será em Aveiro, em 2024.
O Professor Nuno Maia do IDMEC iniciou, em 2002, a série das International Conferences on Structural Engineering Dynamics, Funchal (2002), Carvoeiro (2007), Ericeira (2009 e 2017), Tavira (2011), Sesimbra (2013), Lagos (2015) e Viana do Castelo (2019). Também organizou, conjuntamente com Zuzana Dimitrovová da UNL e IDMEC, a 14th International Conference on Vibration Engineering and Technology of Machinery, Lisboa, 2018.
Em 2003, deu-se início à série de Conferências bienais Temáticas da ECCOMAS em Smart Structures and Materials (Presidente: Carlos Mota Soares e Jan Holnicki-Szulc da Academia de Ciências da Polónia). A primeira conferência realizou-se em Varsóvia (2003), seguida de Lisboa (2005), Gdansk (2007), Porto (2009), Saarorucken (2011), Turim (2013), Ponta Delgada (2015), Madrid (2017), Paris (2019) e Patras (2023).
Também em 2003, o Professor Jorge Ambrósio iniciou, em Lisboa, a série de Conferências bienais Temáticas da ECCOMAS em Multibody Dinamics. Na sua décima primeira edição, em 2023, presidida por Jorge Ambrósio, esta série de conferências voltou a realizar-se em Lisboa.
O Professor Hélder Rodrigues do IDMEC e o Professor Manuel Doblaré da Universidade de Saragoça organizaram as ECCOMAS Thematic Conference on Computational Bioengineering em Saragoça (2003), Lisboa (2005) e Ilha Margarita (2007).
As ECCOMAS Thematic Conference on Meshless Methods foram organizadas no Porto, em 2005, pelo professor António Ferreira do INEGI e em Lisboa, em 2007, pelo Professor Carlos Alves do IST.
Em 2005 e 2007, o Professor Pedro Coelho do IDMEC organizou as ECCOMAS Thematic Conference on Computational Combustion em Lisboa e em Delft, respetivamente.
Os Professores João Tavares e Renato Natal Jorge, do INEGI iniciaram a série de conferências bienais ECCOMAS Thematic Conferences on Computational Vision and Medical Image no Porto (2007, 2009), em Olhão (2011), no Funchal (2013), em Tenerife (2015), na Póvoa do Varzim (2017, 2019).
Em 2007, O Professor Jorge Ambrósio organizou em Udine os cursos avançados do Centro Internacional de Ciências Mecânicas (CISM) Crashworthiness: Energy Management and Occupant Protection, em 2007 e, em 2009, Design of Mechanical Systems: From Analysis to Optimization. Também em 2007, o Professor Afzal Suleman do IDMEC organizou o curso avançado do CISM Smart Structures: Theory and Applications. O Professor Paulo Flores da UM organiza em 2024 o CISM – EUROMECH Advance Course on Contact Mechanics in Multibody Dynamics: From Modeling to Applications.
As Conferências Temáticas da ECCOMAS Mechanical Response of Composites foram iniciadas por Pedro Camanho, Afzal Suleman e Silvestre Pinho (Imperial College London) no Porto (2009), em Londres (2011), em Ponta Delgada (2013) e em Trapani (2023) organizada por Giuseppe Catalanotti da Universidade de Évora.
Os Professores Paulo Fernandes, do IDMEC e Paulo Bártolo do IPLeiria iniciaram a série da ECCOMAS Thematic Conferences on Tissue Engineering em Leiria (2009 e 2013) e em Lisboa (2011 e 2015).
A Professora Amélia Loja e o Professor Joaquim Infante Barbosa do ISEL organizaram a série de conferências bienais ECCOMAS Thematic Conferences on Numerical and Symbolic Computation em Lisboa (2013), Faro (2015), Guimarães (2017), Porto (2019), Online (2021) e Évora (2023).
A Professora Helena Melão Barros da UC organizou a ECCOMAS Thematic Conference on Recent Advances in Design, Resilience and Strengthening of Structures, Coimbra (2011, 2017, 2019 e 2023).
Os Professores Afzal Suleman e André Marta do IDMEC organizaram a ECCOMAS Thematic Conference on Multidisciplinary Design Optimization of Aerospace Systems, Lisboa (2021 e 2023).
Em 2004, Os Professores Barry Topping da Universidad de Heriot – Watt e Carlos Mota Soares organizaram, em Lisboa, a 7th International Conference on Computational Structures Technology e a 4th International Conference on Engineering Computational Technology.
O Professor Joaquim Silva Gomes, do INEGI, iniciou, em 2005, a série de International Conferences in Mechanics and Materials in Design que se realizam bienalmente. O Professor Joaquim Silva Gomes organiza bienalmente os Congressos Luso-Moçambicanos de Engenharia, desde 2006.
Em 2006, fui Presidente da III European Conference on Computational Mechanics: Solids, Structures and Coupled Problems in Engineering realizada no LNEC, sendo Vice-Presidentes João Martins, Hélder Rodrigues e Jorge Ambrósio e Eduardo Arantes e Oliveira Presidente Honorário.
Em 2009, O Professor Jorge Ambrósio do IDMEC foi Presidente da EUROMECH Solid Mechanics Conference, em 2001, do EUROMECH Colloquium on Biomechanics of Human Motion e, em 2011, do EUROMECH Colloquium on Rolling Contact Mechanics for Multibody System Dynamics, no Funchal.
O Professor João Costa Sousa do IDMEC organizou o Joint 2009 International Fuzzy Systems Association World Congress e a European Society of Fuzzy Logic and Technology Conference, em Lisboa. Em 2021, a Professora Suzana Vieira do IDMEC foi Programme Chair da IEEE International Conference on Fuzzy Systems, no Luxemburgo.
Em 2010, o Professor José Carlos Pereira, do IDMEC, foi Presidente da ECCOMAS Conference on Computational Fluid Dynamics, Lisboa.
O Professor António Ferreira, do INEGI, tem organizado bienalmente, desde 2010, a Internacional Conference of Composite Structures.
Também foram organizadas, em Aveiro (2011) e no Porto (2023), as ECCOMAS Young Investigators Conferences.
O Professor Lucas da Silva do INEGI iniciou, no Porto, as séries da Internacional Conference on Adhesive Bonding em 2011 e da Internacional Conference on Materials Design and Applications desde 2016 (bienalmente). Organizou, também no Porto, a International Conference on Engineering Manufacture em 2022 e a International Conference on Mechanics of Solids em 2022 e 2024.
Os Professores Hélder Rodrigues, José Herskovits, da UFRJ, e Cristóvão Mota Soares organizaram anualmente as International Conference on Engineering Optimization, alternadamente em Lisboa e Rio de Janeiro, 2013 – 2018.
O Professor Paulo Fernandes, do IDMEC, organizou em Lisboa a International Conference da European Society of Biomechanics em 2012 e 2023 e a IX International Conference on Computational Bioengineering em 2022.
A Professora Zuzana Dimitrovová da UNL e do IDMEC presidiu à 11th International Conference on Vibration Problems, Lisboa, 2013 e à 10th International Conference on Wave Mechanics and Vibrations, Lisboa, 2022.
A partir de 1990, vários Professores de Engenharia Mecânica foram nomeados Editores de revistas científicas internacionais, a grande maioria indexadas no Quartil 1 da Web of Science, nomeadamente,
Do IDMEC:
Professor Jorge Ambrósio, Journal of Multibody Dynamic Systems,
Professora Maria da Graça Carvalho e Professores João Toste Azevedo e Mário Costa, International Journal on Energy for a Clean Environment,
Professor Hélder Rodrigues, Journal of Structural and Multidisciplinary Optimization,
Professor Nuno Silvestre, Journal of Thin-Walled Structures e Journal of Nanomaterials and Nanotechnology,
Professor João Pombo, International Journal of Railway Technology;
Do INEGI:
Professor António Ferreira, Journal of Composite Structures,
Professor João Tavares, Journal of Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering,
Professor Lucas da Silva, Journal of Adhesion, Journal of Materials: Design and Applications e Journal Discover Mechanical Engineering,
Professores João Tavares e Renato Natal Jorge, Lecture Notes in Computational Vision and Biomechanics,
Professor António Mendes Lopes, Journal of Machine Design and Automation Intelligence.
Do DEM – FEUP:
Professor Fernando Tavares Pinho, Journal of Non – Newtonian Fluid Mechanics.
Do DEM – UM:
Professor Paulo Flores, Journal of Mechanism and Machine Theory.
Pelo número e a qualidade das revistas internacionais com editores portugueses, a Engenharia Mecânica é caso único na ciência portuguesa.
Nos últimos 15 anos, na área de Engenharia Mecânica, a posição das universidades portuguesas atingiu lugares cimeiros em quase todos os rankings internacionais, sendo um caso quase único no panorama da ciência nacional. No Top 25 das universidades europeias temos as Universidades de Lisboa e do Porto e no Top 100, além destas, temos as Universidades de Coimbra, Aveiro e Minho.
Este sucesso também se reflete no poder de atração das Universidades Portuguesas dos jovens mais talentosos para os cursos de Engenharia Mecânica. As notas de ingresso são elevadas. Em 2023, as notas mínimas foram na Universidade do Porto de 17,53 valores, na Universidade de Lisboa de 17,30 valores, na Universidade do Minho de 16,56 valores e na Universidade Nova de Lisboa de 16,36 valores. Mais, em cursos em áreas científica afins à Engenharia Mecânica, como a Engenharia Aeroespacial, das Universidades de Lisboa, Minho e Aveiro e Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Porto, as notas mínimas de entrada foram de 18,5 valores, situando-se estes 4 cursos no Top 5 de classificações de ingresso mais elevadas nas Universidades do país.
Ao contrário de outros países temos conseguido atrair os melhores estudantes para os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia e Gestão Industrial e esta é, simultaneamente, uma consequência e uma das principais razões do nosso sucesso.
Também caso único na ciência nacional é o facto de a cinco Professores Catedráticos do DEM do IST ter sido atribuído o Doutoramento Honoris Causa por prestigiadas universidades a:
Carlos Mota Soares pela Universidade do Porto, 2017 (Elogiadores: António Augusto Fernandes e António Torres Marques),
Carlos Guedes Soares pela Universidade Técnica de Varna, 2003,
Paulo Martins pela Universidade Técnica da Dinamarca, 2018,
Luísa Quintino pela Universidade Aalto, 2022,
Manuel Heitor pela Universidade Carnegie Mellon, 2022.
A internacionalização da Investigação em Engenharia Mecânica também se manifestou na colaboração de professores portugueses com distintos académicos de prestígio mundial e na atribuição de Doutoramentos Honoris Causa pelas Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade do Porto.
Pela Universidade Técnica de Lisboa foram distinguidos:
Professor James Whitelaw, do Imperial College (Elogiador: Diamantino Durão), 1986,
Professor John Tinsley Oden, da Universidade do Texas em Austin (Elogiador: Carlos Mota Soares), 1986,
Professor John Taylor da Universidade de Michigan (Elogiador: Carlos Mota Soares),1991,
Professor Franz Durst, da Universidade de Karlsruhe (Elogiador Diamantino Durão), 1991,
Professor Michel Geradin, da Universidade de Liège (Elogiador: Manuel Seabra Pereira), 1996,
Professor Richard Goldstein da Universidade de Minnesota e Presidente da ASME (Elogiador: José Delgado Domingos), 1996,
Professor Parviz Nikravesh da Universidade de Arizona (Elogiador: Manuel Seabra Pereira), 2001,
Professor Douglas Faulkner, da Universidade de Glasgow (Elogiador: Carlos Guedes Soares), 2001,
Professor Junutula Narasinha Reddy da Universidade de Texas A & M (Elogiador: Carlos Mota Soares), 2009,
Professor Niels Bay da Universidade Técnica da Dinamarca (Elogiador: Paulo Martins), 2011.
Pela Universidade do Porto foram distinguidos:
Professor David Owen da Universidade de Swansea (Elogiador: Rogério Martins), 1998,
Professor Arthur Bergles, da Universidade Rensselaer (Elogiador: Eduardo Maldonado), 1998.
Dezenas de investigadores nacionais em Engenharia Mecânica estavam referenciados pela Universidade de Stanford, em 2022, entre os 2% de investigadores mais citados do mundo:
IDMEC – António Falcão, Cristóvão Mota Soares, João Henriques, João Costa Sousa, Jorge Ambrósio, Manuel Freitas, Mário Costa, Nuno Silvestre, Nuno Maia, Paulo Martins, Paulo Ferreira, Pedro Areias, Pedro Coelho, Paulo Oliveira, Rogério Colaço e Sohel Murhed;
INEGI – Abílio Jesus, António Ferreira, António Mendes Lopes, António Torres Marques, Daniel Costa, João Tavares, Lucas Silva, Marcelo Moura, Pedro Camanho, Pedro Ribeiro, Rui Miranda Guedes, Teresa Mata, Giuseppe Catalanoti (U. Évora), Raúl Campilho (ISEP) e Francisco Silva (ISEP);
CENTEC – Ângelo Teixeira, Carlos Guedes Soares, Leid Sutherland e Yordan Garbatov;
IN+ – Paulo Ferrão;
DEM – UA – Vítor Costa, João Paulo Davim, Isabel Sousa e António Sousa;
DEM-UC – Altino Loureiro, Amílcar Ramalho, Domingos Xavier Viegas, Fernando Antunes, José Martins Ferreira, José Domingos Costa, Manuel Carlos Gameiro, Paulo Reis, Pedro Neto e Ricardo Branco;
DEM-UM – Paulo Flores, Filipe Samuel Silva, Bruno Henriques, Hélder Puga, Flávio Bartolomeu e Júlio Sousa.
Saliento a atribuição em 2019 e 2020 dos Highly Cited Researchers da Web of Science ao Professor Pedro Areias do IDMEC, na categoria de Cross – Field.
Também destaco que os artigos dos Professores Carlos Guedes Soares e Jorge Ambrósio do IST, Pedro Camanho e António Ferreira da FEUP e João Paulo Davim da Universidade de Aveiro obtiveram dezenas de milhares de citações indexadas na Web of Science.
Os Professores Carlos Mota Soares (2009), António Augusto Fernandes (2013) e Carlos Guedes Soares (2017) e a Professora Maria da Graça Carvalho (2017) foram designados Personalidade Ilustre pela Federação Ibero–Americana de Engenheiros Mecânicos.
Em 2022 o Professor Manuel Heitor foi nomeado Presidente da Comissão de Avaliação do programa Horizonte Europa.
Desde 2007 até ao presente, a FCT tem financiado dezenas de bolsas de doutoramento no âmbito do programa MIT/Portugal. No entanto, considero que a contribuição deste programa para a investigação em Engenharia Mecânica tem sido pouco relevante.
Em 2020, fui nomeado, pela Presidente da FCT, para o painel de avaliação dos Laboratórios Associados. Neste concurso foram aprovados dois novos Laboratórios Associados na área de Engenharia Mecânica:
Laboratório Associado em Produção Avançada de Sistemas Inteligentes (ARISE), liderado pela UP, que inclui o Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da UC (CEMMPRE) e o Centro de Desenvolvimento de Produto do IPLeiria,
Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes (LASI), liderado pela UM, incluindo o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da UA e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Engenharia Mecânica e Industrial da UNL.
Na última avaliação dos Laboratórios Associados, em 2020, o LAETA, com 283 doutorados integrados, foi classificado como Excelente e obteve um aumento significativo de dotação estatal, sendo seu Coordenador Científico o Professor Pedro Camanho da Universidade do Porto.
Num futuro próximo, é expectável que estas decisões da FCT venham a ter um grande impacto no avanço da Engenharia Mecânica e na sua melhor distribuição pelo país.
Em 2024, o Professor Pedro Camanho (LAETA, INEGI e Universidade do Porto) recebeu uma Advanced Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolver uma nova geração de materiais que reduzirão o peso dos aviões e diminuirão a pegada carbónica da aviação. O financiamento deste projeto é excecional, 3,5 M€, o valor máximo atribuído pelo ERC. O Professor Pedro Camanho é o único Professor ou Investigador de uma instituição nacional a receber uma Grant do ERC na área de Engenharia Mecânica.
Quando deixei de ser Investigador Principal da Universidade de Southampton em 1977, para ser Professor Auxiliar no IST, nunca imaginaria que, 47 anos depois, na maioria dos rankings internacionais em Engenharia Mecânica, as Universidades de Lisboa e do Porto estariam à frente das minhas antigas Universidades (Aston, Surrey e Southampton).
Também nunca imaginaria que o meu trabalho iria merecer prémios e distinções honoríficas de universidades e de associações profissionais e científicas, e exercer cargos de gestão universitária, nomeadamente:
Presidente APMTAC, 1995 – 2015,
Membro do Conselho Executivo da ECCOMAS, 1995- 2015,
Membro Honorário APMTAC, 2004,
Professor Distinto UTL, 2009,
Personalidade Ilustre Ibero-Americana em Engenharia Mecânica, Federação Ibero-Americana de Engenheiros Mecânicos, 2009,
Honorary Fellow IACM, 2010,
Membro do Conselho Executivo da IACM, 2010 – 2015,
Prémio O.C. Zienkiewicz da International Association of Computational Mechanics (IACM) 2016,
Doutor Honoris Causa, Universidade do Porto 2017,
Medalha de Mérito Científico, MCTES, 2017,
Membro Emérito da Academia de Engenharia, 2017,
Medalha J. N. Reddy de International Journal Mechanics of Advanced Materials and Structures, 2018,
Professor Emérito, IST, Universidade de Lisboa, 2018,
Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora, 2019 – 2021,
Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa, 2013-2015 e desde 2021.
Em 2015, foram organizadas três conferências internacionais em homenagem à minha Jubilação:
7th ECCOMAS Thematic Conference – Smart Structures and Materials, Presidente Aurélio L. Araújo, Presidente Honorário Carlos Mota Soares, Ponta Delgada, Junho 2015,
Congresso Ibérico de Métodos Numéricos em Engenharia, Lisboa, Julho 2015,
10th International Conference on Composite Science and Technology, presidida pelos Professores Cristóvão Mota Soares, Aurélio L. Araújo e João Râmoa Correia, Lisboa, 2015.
Foram publicados, em 2016, um livro Smart Structures and Materials, Springer Nature e Volumes Especiais dos Journal of Mechanics and Advanced Materials e Journal of Composite Structures.
Em 2024, realizar-se-á, em Lisboa, o Congresso ECCOMAS em Computational Mechanics in Applied Sciences and Engineering, com cerca de 3000 participantes inscritos, sendo Presidente o Professor José César Sá da Universidade do Porto, Vice-Presidentes os Professores Hélder Rodrigues, Jorge Ambrósio e Carlos Bettencourt do IST, Paulo Lourenço da Universidade do Minho e o Engenheiro Carlos Pina do LNEC e Presidente Honorário Carlos Mota Soares.
A IACM tem cerca de 20 000 membros, 25 dos quais são Honorary Fellows, sendo 2 Portugueses (Eduardo Arantes e Oliveira e Carlos Mota Soares).
Desde 2016 pertenço ao IACM AWARDS Committee, órgão de 9 membros (3 Europeus; 3 Americanos e 3 Asiáticos) que seleciona os candidatos às distinções honoríficas desta Associação.
Ao terminar, sem pretender ser exaustivo, gostaria de agradecer aos professores com quem colaborei e que participaram, direta ou indiretamente, no desenvolvimento e modernização da Engenharia Mecânica em Portugal, após o 25 de Abril.
Agradeço a todos os professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, salientando o Professor António Augusto Fernandes e o Professor Eduardo Oliveira Fernandes pelos 25 anos de colaboração intensiva no IDMEC, o Professor António Torres Marques, o Professor António Ferreira e o Professor Pedro Camanho pela colaboração em projetos de investigação no domínio dos materiais compósitos, o Professor Joaquim Silva Gomes, o Professor Paulo Tavares Castro e o Professor Jorge Seabra pela cooperação entre o IDMEC e o INEGI, no âmbito do LAETA.
Agradeço às Professoras e aos Professores do DEM Maria da Graça Carvalho, Luísa Quintino, Luís Braga Campos, José Sá da Costa, Manuel Barata Marques, Cristóvão Mota Soares, Hélder Rodrigues, Jorge Ambrósio, Luís Trabucho Campos, João Barradas Cardoso, José Trigo dos Santos, Luís Faria, Afzal Suleman, Paulo Martins, André Marta, Manuel Freitas, José Miranda Guedes, Aurélio Lima Araújo, Filipa Moleiro e Nuno Silvestre, ao Professor Joaquim Infante Barbosa e Professora Amélia Loja do ISEL, e aos Professores J. N. Reddy, Noboro Kikuchi, Michel Gerardin, E.J. Haug, K. K. Choi e Parviz Nikravesh, aos Engenheiros Manuel Cruz, António Vacas de Carvalho e Engenheira Utímia Madaleno cuja colaboração foi imprescindível para a concretização de muitos projetos.
Agradeço aos Professores Domingos Xavier Viegas, Manuel Gameiro e António Tadeu da Universidade de Coimbra, e Jorge Barata, da Universidade da Beira Interior, pela sua participação na criação e desenvolvimento do LAETA.
Agradeço ao Professor Eduardo Arantes e Oliveira, fundador da APMTAC, ao Professor José César Sá, Presidente da APMTAC, ao Engenheiro Carlos Pina, Secretário Geral da APMTAC, a todos os membros das Direções da APMTAC, ao Professor Eugenio Oñate, Ex-Presidente da IACM e ao Professor Xavier Oliver, Ex-Presidente da Sociedade Espanhola de Métodos Numéricos em Engenharia (SEMNI), que tanto contribuíram para o avanço, a internacionalização e a modernização da Engenharia Mecânica em Portugal.
Agradeço ao Engenheiro Manuel Cruz, enquanto Assistente do IST, Vice-Presidente da SOREFAME e Presidente do Instituto de Soldadura e Qualidade, pela nossa colaboração desde 1977.
In memoriam, gostaria de deixar uma palavra de homenagem aos Professores Vasco Sá, Manuel Seabra Pereira, António Gouveia Portela, Luciano Faria, José Delgado Domingos, António Oliveira Restivo, Rui Mesquita, João Toste Azevedo, João Martins, Carlos Moura Branco, Heitor Pina, Mário Costa, Carlos Alves, Isabel Figueiredo, John Taylor, David Owen, Arthur Bergles, Manuel Casteleiro, Maurice Petyt, Pauli Pedersen, José Herkovits e John Tinsley Oden que tanto contribuíram para o sucesso da Engenharia Mecânica em Portugal.
Março de 2024
Carlos Alberto Mota Soares