Durante os 48 anos que durou a ditadura, os portugueses viveram condicionados por uma longa lista de proibições que hoje, sobretudo aos olhos de quem nasceu em Liberdade, parecem inconcebíveis.
Às proibições legais juntavam-se outras, morais, num país onde o conservadorismo e o subdesenvolvimento eram elogiados pelo discurso oficial, sob a tríade “Deus, pátria e família”.
Vivia-se um clima de medo, que funcionava como poderoso instrumento político de censura – incluindo a autocensura – e de controlo.
Para assinalar 50 anos de Liberdade e Democracia, recordamos algumas proibições que só tiveram fim depois do 25 de Abril.
Conhecer a história é imprescindível para compreender o presente e para construir o futuro.
NÃO DÊS A LIBERDADE POR ADQUIRIDA.
PARTICIPA!
Escolhe uma coisa que #NãoPodias fazer antes do 25 de Abril e partilha-a. Escreve, filma, fotografa e usa #NãoPodias e #50anos25deAbril.
Identifica a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
DESCARREGA AS IMAGENS #NÃOPODIAS
#NÃOPODIAS VOTAR
Só depois do 25 de Abril o voto passou a ser um direito de todos os maiores de 18 anos.
DESCARREGAR#NÃOPODIAS EXPRESSAR-TE Só depois do 25 de Abril os portugueses conquistaram a liberdade de expressão.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS DISCORDAR
Antes do 25 de Abril, não podias ter uma opinião contrária à do Governo.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS VIAJAR LIVREMENTE
Só depois do 25 de Abril passou a haver total liberdade de circulação.
DESCARREGAR
#NÃO PODIAS REUNIR-TE
Só depois do 25 de Abril passou a haver liberdade de reunião e de associação.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS BEIJAR
Só depois do 25 de Abril passou a ser permitido namorar na rua como namoras hoje.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS TER FÉRIAS PAGAS
Só depois do 25 de Abril se universalizou o direito a férias pagas.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS SONHAR COM UM CURSO
Só depois do 25 de Abril a Constituição passou a consagrar o direito dos cidadãos à educação.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS DEFENDER-TE
O 25 de Abril restituiu aos portugueses direitos fundamentais, como o acesso à Justiça.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS ADOECER
Só depois do 25 de Abril foi criado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que garante o acesso a cuidados de saúde por parte de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.
DESCARREGAR
#NÃOPODIAS SER EUROPEU
Por ser uma ditadura e persistir na manutenção de colónias, só depois do 25 de Abril Portugal pôde integrar a então Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia.
DESCARREGARCONVERSAS
#NÃOPODIAS
Durante o Festival 2504, que a Comissão organizou em Abril de 2023, tiveram lugar três conversas #NãoPodias. Assista aqui.
Sabias que não podias ler os livros que querias antes do dia 25 de abril de 1974? Esta é a mensagem do Ministro da Educação, João Costa no âmbito da campanha #NãoPodias, promovida pela Comissão Comemorativa @50anos25abril. #50anos25deabril pic.twitter.com/sEXWDRJhkO — Educação PT (@Educacao_PT) April 26, 2023
Antes #NãoPodias contar com a proteção da #Saúde por parte do Estado. Agora, graças à democracia e ao #SNS, temos uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil e uma esperança de vida superior a 80 anos. O #SNS é um cravo que temos de continuar a acarinhar. #50anos25deAbril pic.twitter.com/fwKPLcOKqH — Saúde PT (@saude_pt) April 28, 2023
#NãoPodias ter férias pagas, licença de #parentalidade e #igualdade entre Mulheres e Homens no #Trabalho A #Democracia consagrou #direitos laborais e de #ProteçãoSocial universais que promovem igualdade e #liberdade.#MTSSS #50anos25deabril #50anos25abril #25deabril pic.twitter.com/7R1haKF37w — Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (@trabalho_pt) April 25, 2023
Comissão que organiza as comemorações do 25 de Abril vai criar e lançar nas redes sociais conteúdos para os mais novos, sob o lema #NãoPodias. A ideia é mostrar as liberdades e conquistas que a democracia proporcionou ao país. Saiba mais no Expresso: https://t.co/V79bhcDSFv pic.twitter.com/Opqn8CCLRM — Expresso (@expresso) March 27, 2023
O país mudou muito, depois de quase meio século da revolução. Muitos dão a liberdade como garantida e, para os mais jovens, pode ser difícil conceber o quanto a vida mudou. Recordar essas mudanças é o objetivo da hashtag #nãopodias, que quer m… https://t.co/bLcffxAyEn — CNN Portugal (@cnnportugal) April 25, 2023
Links úteis
PÚBLICO
#NãoPodias sonhar com um curso. Jovens são desafiados a comemorar Abril na Internet.
Saber Mais >EXPRESSO
25 Abril: #NãoPodias vai dizer aos jovens o que há 50 anos estavam proibidos de fazer
Saber Mais >