Skip to main content

Maria Teresa Horta condecorada com a Ordem da Liberdade

A escritora e poeta Maria Teresa Horta foi hoje, dia em que se assinalam os 50 anos da publicação das Novas Cartas Portuguesas, condecorada pelo Presidente da República com Ordem da Liberdade.

Fotografias: Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril

Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu a única das “Três Marias” ainda viva no final da estreia do espetáculo “Ainda Marianas”, da companhia teatral Os Possessos, em cena no Teatro Nacional D. Maria II até 8 de maio.

O Presidente da República informou que vai também entregar a mesma condecoração, a título póstumo, às famílias de Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, as outras duas autoras das Novas Cartas Portuguesas, obra de denúncia da condição das mulheres durante a ditadura do Estado Novo.

Maria Teresa de Mascarenhas Horta nasceu em Lisboa, a 20 de maio de 1937. Proveniente de uma família aristocrata (descendente da Marquesa de Alorna), frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, dirigiu o ABC-Cine Clube nos anos 1960/70 e trabalhou como jornalista em vários órgãos de informação (jornal A Capital, revista Mulheres, Diário de Notícias, Diário de Lisboa, O Século, República, Seara Nova, Vértice).

É autora de uma extensa e premiada obra literária, sobretudo poética. Em 2004, foi condecorada como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2014, recebeu o Prémio Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

#50anos25abril