Projeto artístico intergeracional cria mural de Abril em Leiria
O projeto «Conta-me Histórias», desenvolvido pelo Centro Artístico A Casa ao Lado com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e do Município de Leiria, colocou em diálogo gerações nascidas em ditadura e gerações nascidas em liberdade, e transpôs as suas perspetivas para um mural pintado pelos próprios.
A obra coletiva é inaugurada esta sexta-feira, dia 5 de abril, às 17h00. A sessão conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.
«Conta-me Histórias» segue agora para Serpa e Viana do Castelo.
Gerações em diálogo em torno da arte e da liberdade
O projeto em Leiria envolveu 15 pessoas, reunindo alunos do ensino secundário, nascidos em liberdade, e participantes que ainda viveram em ditadura.
A iniciativa pretende criar relações intergeracionais através da prática artística. Com base em conversas, troca de vivências e de histórias, transpõe estas reflexões e pontos de vista para imagens gráficas murais.
Os participantes, além de terem a oportunidade de participar em diferentes oficinas artísticas, são autores da pintura mural.
Fotografias de Gil Lemos | Município de Leiria
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.