Segundo dia do Erasmus Campus em Marvão: sustentabilidade em foco com debates e cultura
O segundo dia do Erasmus Campus | O Bootcamp da Sustentabilidade começou cedo na Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, com o workshop “O desafio + urgente”, conduzido pela jornalista climática Vera Moutinho.
Durante a manhã, realizou-se a sessão “Uma Europa + Sustentável”, com a participação de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, sobre a importância dos tratados, diretivas europeias e legislação nacional na construção de uma Europa mais sustentável. “A União Europeia é um projeto de integração que permite trabalharmos para o bem comum. Traz-nos o respeito pelos valores da Democracia, da Liberdade, da não-discriminação, do respeito pela dignidade da vida humana”, afirmou. A sessão incluiu ainda uma reflexão sobre as prioridades da Comissão Europeia, com especial destaque para a transição ecológica e digital, sublinhando o aumento das energias renováveis, a adaptação ao hidrogénio verde e o apoio à indústria na redução dos combustíveis fósseis. A seguir, João Faria, funcionário da Comissão Europeia entre 1989-2021, fez uma intervenção sobre «Sustentabilidade: Portugal, Europa e os Desafios Globais».
Após o almoço, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor Marvão, com uma visita guiada. Seguiu-se a sessão “Um Portugal + Sustentável”, onde Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia, Luísa Almeida, fundadora da Quinta do Arneiro, e a ambientalista Joana Guerra Tadeu discutiram como Governo, empresas e cidadãos podem colaborar de forma eficaz para construir um país mais sustentável, abordando as medidas concretas já em curso e as oportunidades de colaboração futura.
Ao final da tarde, os participantes assistiram a uma atuação de Cante Alentejano, apresentada pelo grupo “Os Lagoias de Portalegre”, que trouxe ao evento a rica tradição musical do Alentejo. O dia terminou com o visionamento do filme “Revolução (sem) Sangue”, seguido de um debate com o realizador Rui Pedro Sousa e a historiadora Luísa Tiago de Oliveira. O debate prolongou-se pela noite, com os jovens a envolverem-se de forma ativa e entusiasta, discutindo ideias e aprofundando a reflexão sobre os temas apresentados no filme.
A organização do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade é da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).