Skip to main content

Último dia de Erasmus Campus: propostas inovadoras para um futuro sustentável

O último dia do Erasmus Campus | O Bootcamp da Sustentabilidade foi marcado pela apresentação dos projetos desenvolvidos em grupo pelos jovens participantes, que propuseram soluções práticas e criativas para enfrentar os diferentes desafios ligados à sustentabilidade. 

Dar Voz aos Agricultores 

O primeiro grupo centrou-se nos protestos de agricultores contra medidas ambientais que, segundo consideram, os desfavorecem e podem comprometer o setor a longo prazo.  A proposta apresentada focou-se em dar voz às suas preocupações, combater a desinformação e promover práticas agrícolas sustentáveis. 

A solução proposta passa pela criação de um plano de comunicação eficaz de combate à desinformação, partilhando as histórias dos próprios agricultores, criando identificação e envolvimento, e pela formação de líderes comunitários para aumentar a proximidade e fomentar o diálogo.  

“Reinventar a Roda” e a mobilidade 

A segunda proposta, intitulada “Reinventar a Roda”, centrou-se na redução da pegada de carbono associada ao transporte. O grupo questionou o conceito de compensação carbónica, propondo que, em vez de se focarem em corrigir emissões após o impacto, as empresas direcionem os seus esforços para as evitar, através de alterações na mobilidade dos trabalhadores. 

A ideia central foi o desenvolvimento de uma aplicação que calcula a emissão de carbono poupada por trabalhadores que adotem alternativas sustentáveis de transporte, como a partilha de veículos, o uso de bicicleta ou transportes públicos. Este esforço seria recompensado pelas próprias empresas, incentivando uma mobilidade mais verde. Este projeto foi alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 9, 11 e 13. 

Portugal Ciclável “Move with Nature” 

O terceiro grupo apresentou o projeto “Portugal Ciclável”, que tem como objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte. Segundo dados apurados por estes participantes, apesar de Portugal ser o maior produtor de bicicletas da União Europeia, é o penúltimo país no que toca à sua utilização, onde 47% dos cidadãos utilizam o automóvel como principal meio de transporte, mas apenas 0,58% optam pela bicicleta. 

O grupo propôs uma elaborada campanha de sensibilização para aumentar a adesão ao uso da bicicleta, sublinhando os benefícios ambientais e de saúde associados a este meio de transporte. “Move with Nature” é o lema que pretende guiar esta transformação, promovendo uma mobilidade mais sustentável e em sintonia com a natureza. 

 “É Hora de Agir!” 

A última apresentação abordou o problema da poluição gerada pelo consumo irresponsável e a produção excessiva de resíduos. Inspirando-se na aplicação “Be Real”, o grupo propôs uma ferramenta para motivar os jovens, entre os 16 e 35 anos, a participar ativamente na recolha de resíduos. 

A ideia passa por lançar desafios personalizados, adaptados aos hábitos de consumo dos utilizadores, incentivando-os a reduzir a sua pegada ecológica de forma divertida e interativa. O grupo destacou a importância de consciencializar os jovens para o impacto do consumo e a necessidade de transformar comportamentos em prol de um futuro mais sustentável. 

Sessão de encerramento: mensagens de inspiração e compromisso 

Na sessão de encerramento desta segunda edição do Erasmus Campus, Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, elogiou a coragem e a dedicação dos jovens, dizendo que “este projeto é uma fonte de cidadãos comprometidos e europeus em tudo o que isso tem de bom, sobretudo do ponto de vista da liberdade de pensamento, de ter a sua opinião e construir qualquer coisa a partir dela”.  

Maria Inácia Rezola, Comissária da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, também sublinhou a importância do tema que juntou 30 jovens em Marvão, que considera “atual, urgente e muito desafiante”. Reconhecendo o esforço dos jovens em abordar a complexidade da sustentabilidade, declarou “o que aqui vivemos aqui foi um momento de participação democrática no seu melhor”.  Também Paula Trindade, Vereadora da Câmara Municipal de Marvão, incentivou os jovens a continuarem envolvidos no debate público. Partilhando a sua própria experiência, a vereadora reforçou a importância de contar com vozes jovens no espaço público e na política e deixou o repto “Espero que este seja o princípio de uma vida participativa na democracia. […] Participem ativamente, quer vos peçam, quer não peçam”. 

O quarto e último dia encerrou com entusiasmo e compromisso, refletindo o espírito inovador e colaborativo deste Bootcamp da Sustentabilidade. As propostas apresentadas pelos jovens mostraram uma forte consciência das questões ambientais e a vontade de implementar soluções concretas que podem fazer a diferença no futuro. 

#50anos25abril