O que aconteceria se a liberdade fizesse greve? E se a liberdade desistisse de trabalhar? Nesta oficina, vamos explorar o sentido da liberdade e a sua relação com os protestos e as greves. Quem pode fazer greve é mais livre? Se vivemos em liberdade que razões haverá para protestar? Através de uma proposta lúdica, os participantes são convidados a pensar e a criar um diálogo colaborativo, colocando em prática o sentido da democracia. https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2024/01/social_share_oficina_filosofia_22_junho_barreiro.png
Esta Oficina de Filosofia é orientada por Joana Rita Sousa, filósofa e perguntóloga. Filocriatividade é o nome do seu projeto, para/com crianças, jovens e adultos, que se dedica à dinamização de oficinas de filosofia, clubes de leitura e de diálogo, cafés filosóficos e outras iniciativas que convidam a pensar, parar, escutar e dialogar. Desde 2008 que Joana Rita viaja pelo país para levar a filosofia, levando na mochila propostas de pensamento crítico e criativo. É licenciada em filosofia e mestre em filosofia para crianças. Esta Oficina é gratuita e recomendada para jovens dos 15 aos 18 anos. Inscrevam-se aqui!
Esta Oficina de Filosofia decorre no âmbito da programação da exposição «Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera – Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, CP – Comboios de Portugal, Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som e Câmara Municipal de Lisboa.
Localização:
Oficinas da CP | Barreiro
Avenida República, 78 Barreiro, Setúbal, 2830-302 Portugal