No dia 26 de outubro, o programa «De Cravo ao Peito» lança um episódio especial, dedicado às últimas eleições do Estado Novo, numa altura em que se evocam os 50 anos da efeméride. https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2024/01/cravo_ao_peito_1200-min.jpg 26 de outubro, às 15h10, na Antena 1
A 28 de outubro de 1973, realizaram-se as últimas eleições para a Assembleia, no regime do Estado Novo. Eleições ganhas – como sempre – pelo partido único, a Acção Nacional Popular de Marcelo Caetano. A oposição retirou-se dias antes, por ver neste acto eleitoral mais uma farsa ao povo português. Os militantes e simpatizantes do PCP e do PS, na clandestinidade, consideraram que não existiam condições para a realização de eleições livres.
O programa «De Cravo ao Peito»
Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a Antena 1 relata o caminho até ao golpe militar de 1974 e todo o percurso do processo de democratização até 1976. O programa «De Cravo ao Peito» dá ainda conta de como, nos dias de hoje, o país celebra a Liberdade. As histórias reúnem testemunhos dos acontecimentos e especialistas, tirando também partido do vasto arquivo sonoro da rádio pública.
«De Cravo ao Peito» começou em março de 2022 e prolongar-se-á até dezembro de 2026, evocando, num primeiro momento, os acontecimentos determinantes para o sucesso do golpe militar, e, a partir de 2024, os momentos fulcrais para a construção da democracia. Assim, esta viagem sonora acompanha a trilha das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa, da autoria de Mário Galego, pode ser ouvido mensalmente, em antena, mas também em podcast. O objetivo, explica o autor, é levar “um pedaço relevante da história recente de Portugal a todos”, quer aos que a viveram, quer aos que “pretendem saber porque é que a Liberdade é tão importante nas nossas vidas”.
Todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e em antena1.rtp.pt.
Mário Galego
Mário Galego nasceu na Nazaré, em 1969. É jornalista desde 1987. Assumiu o cargo de diretor de informação da Antena 1 em agosto de 2023. Os trabalhos que publicou na rádio ao longo da sua carreira receberam inúmeras distinções, nomeadamente, em 2014, o Prémio Gazeta de Jornalismo, na categoria de Rádio, pela reportagem «Cante da Humanidade», sobre o Cante Alentejano.