50 anos do 25 de Abril: Comissão lança campanha #DizAbril para celebrar a liberdade de expressão
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril lança esta quinta-feira, Dia Mundial da Poesia, a Campanha #DizAbril, que convida todos a celebrarem, durante o próximo mês, nas redes sociais e nas ruas, meio século de liberdade de expressão e de pensamento com poemas, canções, imagens ou palavras de ordem.
Para participar nesta campanha digital é apenas necessário usar nas publicações os hashtags #DizAbril e #50anos25deAbril. A Comissão espera que a iniciativa motive os participantes a aprofundarem o seu conhecimento sobre este momento histórico e a expressão artística que ele inspirou, mas também que o convite motive a criação de conteúdos originais.
A Comissão disponibiliza no seu site, em 50anos25abril.pt, molduras para cada um dos #DizAbril e ilustrações dos artistas AkaCorleone, Catarina Sobral, Matilde Horta e Nuno Saraiva desenvolvidas expressamente para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Durante quase meio século, Portugal viveu sob um regime ditatorial, em que a censura, a repressão e o uso da violência eram instrumentos centrais da atuação do Estado. O 25 de Abril operou um movimento de rutura que provocou mudanças profundíssimas no sistema político e na economia, mas também na cultura e nas mentalidades, em toda a sociedade. Os 50 anos do 25 de Abril são uma oportunidade para aproximarmos as gerações já nascidas em liberdade destas conquistas. Conhecer o passado é essencial para debatermos sobre a construção dos próximos 50 anos de democracia e para, em conjunto, trabalharmos em prol de uma sociedade mais justa, mais livre e mais democrática.”
Todos são bem-vindos à festa e todos são essenciais no debate sobre o futuro da democracia
A Campanha #DizAbril parte do mote das Comemorações para este ano, 50xTodos. Este acrescenta à mensagem patente na marca das Comemorações (50×2, porque celebramos de 50 anos de liberdade e de democracia) a ideia de que todos são chamados a participar.
A Comissão pretende, neste momento de celebração, dar à palavra Abril um significado amplo, para a transformar em liberdade de expressão, e em expressão da festa. Convida todos a dizerem Abril com um poema; com uma canção; com uma imagem; com palavras de ordem.
Programa das Comemorações para 2024
O Programa Oficial das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril para 2024 propõe iniciativas para recordar e partilhar, para aprender e ensinar, para pensar e debater, e para celebrar. Contempla exposições, campanhas, projetos escolares, colóquios e publicações, espetáculos e cerimónias, com iniciativas em Portugal e pelo mundo. Este é também um programa em aberto, que apela para a participação de todos.
Para o efeito, a Comissão disponibiliza no seu site um conjunto de recursos de uso livre, que inclui exposições, recursos educativos e recursos criativos, para que cada um possa escolher, em liberdade, como pretende comemorar a data.
Criou-se ainda a Agenda 25.04, uma ferramenta colaborativa que funciona no site da Comissão e que permite aos municípios, organismos estatais e às mais variadas organizações da sociedade divulgarem, para consulta pública, as iniciativas que estão a desenvolver para assinalar a data.
O Programa completo pode ser consultado em 50anos25abril.pt.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.