A exposição «Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país», que reflete sobre a história do Teatro e a sua relação com o país, integrada nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, está agora patente no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, até 29 de dezembro. […]
Depois de viajar por dez concelhos do país com a Odisseia Nacional, passando pelo norte, sul e ilhas, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, chega a Lisboa, no âmbito do ciclo Abril Abriu. Uma mostra que dá conta de um período da história do D. Maria II, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época.
Em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Museus e Monumentos de Portugal / Museu Nacional do Teatro e da Dança e com a curadoria do programador cultural Tiago Bartolomeu Costa.
O teatro português e a sua relação com o Regime
Contar a história do Teatro Nacional D. Maria II é puxar vários fios e perceber que são muitas as perspetivas e camadas de memórias acumuladas, sobretudo se se olhar para além das peças estreadas e da imponência do edifício.
É precisamente no cruzamento entre o que ali dentro se fez e o que se defendeu como ideia de um teatro para o país, que se constitui a exposição Quem és tu? — Um teatro nacional a olhar para o país, um exercício de identificação de paralelismos entre a história de um lugar e a definição de uma disciplina, num país atravessado por distintas narrativas. A partir de elementos diversos – fotografias, trajes, maquetes, desenhos, filmes, objetos de cena e arquivo administrativo e criativo —, esta é uma viagem que começa com a instauração da ditadura militar pelo golpe de 1926, e explora as muitas realidades de quase um século de história, cada uma delas procurando o que existe de comum entre a memória coletiva e a identificação pessoal.
Visitas guiadas, visitas comentadas e transmissão de espetáculos
A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.
No âmbito da Exposição serão ainda dinamizadas visitas guiadas, visitas comentadas e transmitidos 16 espetáculos do D. Maria II, no Museu Nacional do Teatro e da Dança. A programação pode ser consultada no site do Teatro Nacional D. Maria II.
©Arquivo Municipal de Lisboa. Coleção Jornal Diário de Notícias Até ao final do ano, a Exposição «Quem és tu? — Um teatro nacional a olhar para o país» estará patente em Sines, no Centro de Artes, até ao próximo dia 18 de novembro, e em Faro, no Teatro das Figuras, entre 24 de novembro e […]