A Antena 1, a editora Livros Zigurate, e Luís de Freitas Branco, autor de “A Revolução Antes da Revolução – O ano que mudou a música popular portuguesa”, celebram os 50 anos do 25 de Abril com oito encontros de escuta de música e conversa com músicos da nova geração e os protagonistas por detrás de álbuns, canções e eventos emblemáticas, como “Cantigas do Maio” de José Afonso, “Sobreviventes” de Sérgio Godinho, “Angola 72” de Bonga, Festival Vilar de Mouros, ou I Festival Internacional de Jazz de Cascais.
“Aprende a ouvir, companheiro” é o regresso dos encontros de escuta de canções para celebrar a música popular portuguesa que antecipou a Revolução dos Cravos. Encontros de escuta de canções e discos são uma prática cultural em vias de extinção. Contudo, antes da democratização do acesso à música, as sessões de escuta eram uma atividade corriqueira, em centros culturais, bares, lojas de discos, ou no caso de certas canções subversivas, em reuniões clandestinas.
Ao longo da audição das canções selecionadas, em formato vinil, os protagonistas são convidados a intervir. “Aprende a ouvir, companheiro” é um desafio para, todas as semanas, reencontrarmo-nos em volta de um gira-discos e debater os álbuns e as canções que contribuíram para o derrube da ditadura.
EVENTO:
APRENDE A OUVIR, COMPANHEIRO – “6. Festival Vilar de Mouros: a revolução de agosto com abril à espreita.”
Convidados: Jorge Palma e José Cid, dois músicos que subiram ao palco do Vilar de Mouros de 71, um festival de música no meio de uma ditadura, no meio do nada, orquestrado pelo Dr. António Barge, um ginecologista obstetra; e Tomás Wallenstein, um herdeiro do rock português, que conhece o palco da aldeia minhota enquanto vocalista dos Capitão Fausto.
Data: 8 de maio, 19h.
Local: Liceu Camões (Praça José Fontana, Lisboa).
Entrada gratuita mediante lotação.