Skip to main content
Capa do Evento Inauguração do Diorama

Castelo de Vide, vila alentejana onde Salgueiro Maia nasceu e quis ficar sepultado segundo voto testamentário, irá inaugurar uma escultura evocativa ao Capitão de Abril. O ato terá lugar no próximo dia 25 de abril, pelas 15h, no Parque 25 de Abril, junto ao busto do herói da Revolução e da conhecida Chaimite V200.
Para o Município de Castelo de Vide, que sente um orgulho redobrado por ser terra natal de Salgueiro Maia, esta escultura assinada por Alexandre Vhils, a partir de uma fotografia de Alfredo Cunha, representa o corolário da afirmação de Castelo de Vide no panorama nacional no que se refere aos caminhos e lugares que Salgueiro Maia vivenciou.
Unir Vhils e Alfredo Cunha a Salgueiro Maia no âmbito das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril representa um valor inestimável para o território que aqui eleva a sua atratividade a um nível superior e de grande significado.
Sobre a obra, a Cultural Affairs afirma:
“Esta obra, criada por Alexandre Farto aka VHILS, surge a partir de um desafio lançado pelo fotógrafo português Alfredo Cunha.
A obra visa homenagear os 50 anos da Revolução do 25 de Abril e os seus ícones, destacando o Capitão Salgueiro Maia. A escultura em betão, com dimensões de 2,5m por 2,5m, é uma representação inspirada numa fotografia emblemática de Alfredo Cunha.
Criado por Alexandre Farto aka VHILS, este diorama não apenas presta tributo ao Capitão, mas também convida os espectadores a refletir sobre o significado e o impacto deste acontecimento nas nossas vidas. Através da objetiva do fotógrafo Alfredo Cunha, a história desenrola-se em imagens marcantes, capturando momentos cruciais que moldaram a identidade e a narrativa de Portugal. As suas fotografias ultrapassam as barreiras do tempo, preservando instantes efémeros e eternizando a essência de uma sociedade em constante transformação. No encontro dinâmico entre a arte urbana e a fotografia, emerge um projeto único que presta homenagem ao trabalho do fotógrafo e celebra os ideais da Revolução de Abril. O objetivo é expressar a visão única dos dois artistas através de um diálogo que transcende as fronteiras do tempo, destacando a importância de preservar e reinterpretar as narrativas visuais que moldaram a identidade portuguesa. A abordagem atual do Artista Alexandre Farto aka VHILS, transporta a obra fotográfica de Alfredo Cunha para o presente, gerando uma peça intemporal que se torna um ponto de referência na paisagem do Município de Castelo de Vide.”

#50anos25abril