Skip to main content

https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2024/01/twitter_conversa_divergente_17_junho-min.jpg
Em parceria com a revista digital de jornalismo narrativo Divergente, a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril organiza, a 17 de junho, pelas 16h, no Hub Criativo do Beato, a sessão «Memória Presente», com entrevistas ao vivo às participantes na reportagem “Às escondidas, elas também fizeram a Revolução”, seguidas de debate.Este trabalho jornalístico recupera o dia a dia de duas mulheres durante a clandestinidade, Luísa Tito de Morais e Maria Machado Pulquério, e apresenta uma compilação de nomes e moradas de casas onde várias mulheres viveram clandestinas antes do 25 de Abril. https://www.youtube.com/watch?v=Fyd0KCiASu4

Entrada livre.Local: Antiga Confeitaria da Manutenção Militar – HUB Criativo do Beato (junto da cafetaria “A Praça”)Esta iniciativa decorre no âmbito e no espaço da exposição «Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)», que evoca o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical anticorporativo no combate à ditadura. É composta por dois polos, um deles no Hub Criativo do Beato e o outro nas Oficinas da CP no Barreiro. Em Lisboa, a exposição pode ser visitada até 30 de junho, de terça-feira a domingo, das 13h00 às 19h00. Entrada livre. 
«Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera – Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.

#50anos25abril