O projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento local «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», que pretende dar aos jovens instrumentos para fortalecer a sua participação democrática, já mobilizou perto de 3 mil alunos, em 30 Assembleias Participativas realizadas em 24 cidades de Portugal continental e nas ilhas. No âmbito desta iniciativa, […]
Com o objetivo de dar aos jovens instrumentos para fortalecer a sua participação democrática, a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril e a MyPolis associam-se a 25 autarquias e promovem este movimento de inovação para a Democracia participativa pelo país.
Milhares de jovens são desafiados a transformar os seus territórios em diálogo com os seus representantes políticos, através da constituição de Assembleias participativas.
Transformar a democracia num jogo
Com recurso a jogos educativos, o projeto leva a democracia às salas de aula de alunos do 1.º ciclo até ao Ensino Secundário.
No 1.º ciclo, os alunos jogam o jogo de tabuleiro Exploradores da Cidadania, que os ensina a participar do processo democrático.
No 2.º e 3.º ciclos, os alunos são desafiados a tornar-se Agentes de Cidadania, a cumprir missões e completar a sua jornada cívica através da participação em Assembleias de Transformadores Sociais.
No Ensino Secundário, o projeto contempla o “Conselheiro da Cidadania”, uma ferramenta de educação social que contribui para a ativação e desenvolvimento de competências para uma cultura democrática nos jovens. Inicia-se com um “Dia de Ativação Cívica”, onde os participantes criam grupos políticos, apresentam recomendações e elegem representantes. Os eleitos têm a missão de auscultar a juventude e colaborar com a autarquia na criação de um “Plano de Transformação Local”, um conjunto de recomendações concretas, realizáveis, inovadoras e impactantes para a comunidade.
Os professores também dispõem de um site que facilita a dinamização de sessões participativas, com planos de sessão preparados, sugestões de atividades e materiais concretos. Ali, encontram ferramentas para dinâmicas de sala de aula e jogos de cidadania, tornando o ensino da Cidadania mais atrativo para os alunos.
Do digital para o analógico: em prol da literacia política
No ano letivo de 2024/2025, o jogo digital Agentes da Cidadania, dirigido ao 2º e 3.º ciclo, foi adaptado para um formato analógico.
Este programa lúdico-pedagógico coloca alunos e professores no papel de agentes de mudança. Através de uma narrativa envolvente, os participantes enfrentam desafios relacionados com temas como a abstenção, a falta de representatividade ou a desinformação, enquanto trabalham em equipa para promover a participação juvenil e transformar os territórios.
Os objetivos são:
- Desenvolver competências democráticas e fomentar o envolvimento dos jovens com a sua comunidade;
- Identificar problemas locais e criar soluções concretas, impactantes e realizáveis que resultem em ações cívicas transformadoras;
- Aproximar jovens das instituições democráticas e também de dar oportunidades de participação a grupos vulneráveis.

Um projeto que já mobilizou 5 mil alunos e implementou perto de 350 ideias
No ano letivo de 2023-2024, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com a MyPolis, promoveu 59 Assembleias Participativas Jovens em Portugal continental e nas ilhas.
O resultado foi a participação de 4.985 alunos e alunas, desafiados a envolver-se no projeto “50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas”. Durante esta experiência, aprofundaram o conhecimento sobre o funcionamento da democracia, exploraram o território e desenvolveram propostas transformadoras para as suas comunidades.

Nas Assembleias de Transformadores Sociais, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com os seus representantes eleitos, apresentando um total de 347 propostas, fruto do trabalho de 4.437 alunos e alunas envolvidos nas assembleias. Em ambiente escolar, e com o apoio de ferramentas pedagógicas, foram incentivados a refletir sobre melhorias concretas para as suas comunidades.
Algumas das propostas apresentadas incluíram, por exemplo, a redução da quantidade de lixo no chão da escola, na Lousã, e medidas para diminuir o desperdício de água, como a instalação de abraçadeiras nas torneiras para economizar água nas escolas de Portimão. Em Lisboa, os alunos pediram a criação de uma sala anti-stress, para prevenir os conflitos.
Os alunos de Vila Nova de Poiares criaram o projeto “Porta a Porta, um Sorriso” e visitaram pessoas idosas para combater a solidão na terceira idade.



A MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.

O projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento local «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», que pretende dar aos jovens instrumentos para fortalecer a sua participação democrática, já contou com a participação de mais de 2 mil alunos, em 20 Assembleias Participativas realizadas em 15 cidades de Portugal continental e nas ilhas. […]

O Programa Oficial das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril para 2024 propõe iniciativas para recordar e partilhar, para aprender e ensinar, para pensar e debater, e para celebrar. Contempla exposições, campanhas, projetos escolares, colóquios e publicações, espetáculos e cerimónias, com iniciativas em Portugal e pelo mundo. Este é também um programa em […]