45 projetos artísticos vão celebrar a democracia em Portugal
45 projetos artísticos vão ser apoiados com um total de 1 milhão de euros, e evocar a liberdade e a cidadania, contribuindo para a reflexão sobre a relevância do 25 de Abril na construção da democracia no nosso país. A Direção-Geral das Artes (DGARTES) comunicou esta sexta-feira, dia 13 de setembro, a decisão final da 2.ª edição do concurso «Arte pela Democracia», promovido em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e dedicado à promoção de projetos artísticos que se enquadram nestas Comemorações.
Promover a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura, estimular a participação da população mais jovem em atividades que promovam os valores da democracia, da cidadania e da igualdade, e incentivar o acesso às artes através de projetos inclusivos e plurais são alguns dos objetivos deste programa de apoio em parceria.
Este ano, as iniciativas apoiadas são predominantemente nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar (18), música e ópera (11), teatro (9) e artes visuais (7); nos domínios artísticos da criação (28), programação (9), circulação nacional (4); e ações estratégicas de mediação (3) e edição (1). Os projetos abrangem todas as regiões do país: Norte (16), Grande Lisboa (10), Centro (9), Península de Setúbal (3), Alentejo (3), Oeste e Vale do Tejo (1), Algarve (1), Região Autónoma da Madeira (1) e Região Autónoma dos Açores (1).
Conheça a lista completa de projetos apoiados.
A arte como ferramenta de reflexão
O Apoio em Parceria «Arte pela Democracia», lançado em 2023, tem por base o reconhecimento de que a criação artística pode contribuir para os processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual. Assim, este concurso tem como objetivo principal promover, através do desenvolvimento e implementação de projetos artísticos, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e contribuir para a manutenção dos seus propósitos e para a construção da democracia e dos seus múltiplos significados no século XXI.
O primeiro concurso deste Programa teve igualmente uma dotação orçamental de um milhão de euros e apoiou 45 projetos, atualmente em curso por todo o país, integrados nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Estes projetos podem ser conhecidos em 50anos25abril.pt/arte-pela-democracia. Na Agenda 25.04, encontra informações sobre onde e quando pode assistir a estes espetáculos.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.