Skip to main content
Com curadoria de Ana Cristina Cachola e assistência de curadoria de Tiago Candeias.

 

Exposição de arte contemporânea que reflete sobre a(s) liberdade(s) através de um recorte crítico, genealógico e especulativo. Entre outros artistas, reúne obras de Maria Appleton, Gisela Casimiro, Rui Chafes, Joana Vasconcelos, Xavier Almeida, e André Romão.

 

A liberdade não existe enquanto ontologia concreta e monolítica; existe, sim, um caminho para o ser(-se) livre, que muda com o mundo, que aumenta e encurta e que, acima de tudo, tem de ser construído por todes nós.

«Sempre e nunca mais» é uma exposição que celebra os cinquenta anos passados sobre o 25 de abril de 1974 – relembrando as palavras de ordem “25 de abril sempre, fascismo nunca mais!”  –, mas que, ao mesmo tempo, recorda que a luta pelas liberdades acontece em contínuo e não pode ser descurada. O conjunto de obras da coleção A. Cachola que aqui se apresenta reflete sobre o Estado Novo, a Revolução de Abril e as muitas revoluções ainda em falta, através de ambientes, referências históricas, inscrições linguísticas, campos pictóricos e gráficos, lugares imaginados e símbolos concretos. Liberdade em campo expandido, sempre enquanto caminho, nunca mais enquanto ausência.

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

SABER MAIS

#50anos25abril