Skip to main content

Exposição «O MFA e o 25 de Abril» patente até 23 de junho, com entrada livre e visita em Língua Gestual Portuguesa 

Fotografias: Cláudia Teixeira | Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

A Exposição «O MFA e o 25 de Abril», que evoca o papel do Movimento das Forças Armadas (MFA) no derrube da ditadura e na construção da Democracia, está patente na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, até 23 de junho. Pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 14h00 às 20h00. A entrada é livre e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de abril organiza visitas guiadas gratuitas mediante inscrição.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Esta Exposição é o ponto de partida para, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, revisitarmos os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas, abordando o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. Estes são temas de grande importância para a passagem de testemunho sobre a construção da democracia que continuaremos a desenvolver até 2026, sobretudo junto das novas gerações.”

Visitas guiadas, incluindo em Língua Gestual Portuguesa

Estão por agora agendadas três visitas guiadas para o público em geral: no dia 14 de junho, sexta-feira, às 19h00; no dia 15 de junho, sábado, às 15h30; e no dia 21 de junho, sexta-feira, às 14h30. Mediante o interesse demonstrado, é possível organizar outras sessões.

No dia 15 de junho, às 14h00, realiza-se ainda uma visita guiada em Língua Gestual Portuguesa. A sessão conta com a presença do curador da Exposição, Pedro Lauret, e é realizada em parceria com o Access Lab, cuja missão é garantir o acesso de pessoas com deficiência e surdas à cultura e entretenimento.

Pode inscrever-se nas sessões previstas ou manifestar interesse em visitar a Exposição noutra data através do link: 50anos25abril.pt/agenda/o-mfa-e-o-25-de-abril/

«O MFA e o 25 de Abril» tem curadoria partilhada entre a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Associação 25 de Abril. Aborda a Guerra Colonial, o Movimento dos Capitães e o MFA, o dia 25 de Abril e o Legado do MFA: Liberdade, Democratização, Paz e Descolonização.

Desde abril, a Exposição recebeu mais de 5 mil visitantes.

Para saber mais sobre o tema, consulte: 50anos25abril.pt/historia/mfa-e-o-25-de-abril/


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril