Barreiro acolhe apresentação do Catálogo da Exposição ‘Unidos Venceremos!’
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresentou na passada terça-feira, dia 22 de outubro, às 18h00, na Startup Barreiro, o catálogo da Exposição «Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)», que evoca o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical anticorporativo no combate à ditadura.
O evento contou com intervenções de Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, Vereadora da Divisão de Cultura e Juventude do Barreiro, e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril. A apresentação do catálogo esteve a cargo de José Pacheco Pereira, historiador, fundador do Arquivo Ephemera e Comissário Científico da iniciativa, juntamente com Joaquim Matos, da equipa de investigação.
Entre a audiência destacou-se a presença de Daniel Cabrita, dirigente do Sindicato dos Bancários de Lisboa, fundador da Intersindical, militante do PCP e ex-preso político, que esteve detido entre 1971 e 1973.
O Barreiro, onde decorreu esta apresentação, acolheu em 2023 um dos polos da Exposição «Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)», nas Oficinas da CP, reforçando o seu papel histórico na luta sindical e grevista contra o Estado Novo. Esta exposição foi organizada com o objetivo de documentar o impulso das lutas dos trabalhadores durante o Marcelismo e o seu papel determinante do movimento sindical e grevista no fim do Estado Novo e no lançamento das bases para a construção do Portugal Democrático, através de imagens e documentos pouco conhecidos do grande público, constituindo uma peça relevante para a compreensão do fim da ditadura e do processo de construção da Democracia. O catálogo agora apresentado é o resultado do extenso trabalho de investigação realizado para essa exposição, que também esteve patente no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, entre 1 de maio e 30 de junho de 2023, e, na sua versão itinerante, em Lousada, Pombal e Porto.
Pode ser adquirido na livraria do Arquivo Nacional Torre do Tombo ou no site desta instituição.
Exposição itinerante
A versão itinerante da exposição «Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)» está disponível para cedência. Obtenha mais informações através do e-mail geral@50anos25abril.gov.pt.
Dossiê histórico disponível online
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem ainda disponível online um dossiê histórico sobre o tema. Pode ser consultado em 50anos25abril.pt/historia/unidos-venceremos/
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia. O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar.
Fotografias: Rui Serrano | Ephemera