A Direção-Geral das Artes (DGARTES) comunicou hoje o projeto de decisão da 2.ª edição do concurso «Arte pela Democracia», promovido em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e dedicado a promover projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção […]
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES).
O concurso a este apoio contará com mais duas edições, em 2024 e 2025.
O «Arte pela Democracia» dirige-se a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
45 projetos apoiados com um milhão de euros na edição de 2023. Arte por todo o país
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.
Conheça os projetos apoiados em 2023
Peça de teatro autoficcional, que, partindo da história familiar da autora (que emigrou para o Brasil durante o PREC), serve de trampolim para a reflexão sobre o processo histórico e processos migratórios forçados, ao longo do arco temporal entre 1974 e 2024.
oclube.ptA revista “Fazer”, principal revista de design em língua portuguesa, dedica o seu terceiro número ao “Design da colonialidade”. Nesta edição, a “Fazer” analisa como o design perpetua o projeto colonial e revela propostas emancipatórias que, ao reforçarem a democracia e fomentarem a autonomia dos cidadãos, manifestam como se pode resistir a esse projecto e reimaginar a construção de identidades nacionais contemporâneas.
fazer.designProjeto que cruza a aprendizagem da história e da cidadania através da arte. Através de micro-concertos na escola, onde serão interpretadas músicas de resistência ao Estado Novo, propõe-se levar os alunos refletir sobre o processo revolucionário e implementação da democracia em Portugal. Todos os momentos do projeto incluem uma equipa de intérpretes de Língua Gestual.
Criação multidisciplinar, que contempla uma instalação e uma performance, evocativas de processos políticos de representação e visibilização, acedendo ao espaço da memória para o questionamento sobre imigração, gentrificação, ocupação, tensão e amor. Teve a sua estreia no “Iminente Takeover”, em outubro de 2023.
festivaliminente.comProjeto que se propõe articular a investigação e a exposição de um arquivo recolhido em torno dos encontros de arte pós-revolucionária (1974-1977), trazendo-o para o espaço público da Póvoa de Varzim e articulando a sua memória com práticas artísticas contemporâneas. Inclui momentos expositivos itinerantes, ações de rua, performances, debate e jantar-performance.
performingthearchive.comProjeto que restitui o trabalho de investigação e curadoria de Catarina Boieiro e Raquel Schefer em redor de um conjunto de «photobooks» editados no contexto da luta anticolonial e da independência dos países africanos de língua portuguesa. O volume examina um conjunto de materiais situados entre o militantismo e a experimentação formal, inscritos na estética de libertação das décadas de 1960-1980. Prevê a edição de uma publicação, a realização de nove eventos de lançamento em Portugal e França e a criação de um website sobre o projeto.
Ciclo de programação multidisciplinar de objetos artísticos dirigido a alunos do ensino secundário, que procura encontrar novos caminhos na luta pela igualdade de género. No âmbito do projeto serão desenvolvidas oficinas de vídeo, fotografia e ilustração nas escolas, assim como espetáculos de teatro, filmes, encontros e conversas. O projeto decorre de novembro de 2023 a abril de 2024, em quatro escolas do distrito do Porto.
pedecabra.orgCom texto de Tatiana Salem Levi, o espetáculo parte de um diálogo ficcional entre Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, horas antes de este partir para o exílio. Estreia a 25 de novembro, no Teatro do Bolhão, no Porto. Espetáculos de 6 de fevereiro a 30 de março 2025, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Projeto de criação e circulação nacional da coleção «Cobertos pelo Céu» concebido pelo coreógrafo Gustavo Ciríaco em diálogo com artistas de Portugal e do Brasil. Inclui quatro instalações e performances interativas: as peças «Vastidão» e «Roda Viva», o circuito para bicicletas «Paisagem Boldo», e a obra de land-art «Cérebro». A estreia da peça «Vastidão», assim como a abertura da instalação interativa para bicicletas «Paisagem Boldo», está prevista para julho, no Centro Cultural Belém, em Lisboa. As apresentações decorrerão também em Leiria, Ponta Delgada e Porto.
gustavociria.co/ptExposição que pretende divulgar o papel da fotografia impressa durante o período revolucionário em Portugal. Abrangerá várias formas de material impresso, com especial para uma extensa e inédita seleção de livros de fotografia, com o objetivo de apresentar uma análise histórica abrangente da prática editorial relacionada com o golpe militar de 1974. O projeto inclui ainda a edição de um jornal com distribuição a nível nacional, de forma a ampliar o acesso aos conteúdos da exposição; visitas orientadas e duas conferências. A exposição estará patente no Centro de Arte Olva, em São João da Madeira, de 15 de junho a 15 de setembro.
pierrotlefou.ptLivro e exposição fotográfica itinerante, que assinala os 70 anos da morte de Catarina Eufémia. O projeto reúne fotografias, textos, documentos, objetos pessoais e registos sonoros e videográficos em torno da memória e da identidade de Baleizão. Inclui ainda ações de serviço educativo e visitas guiadas, e estará também patente numa galeria virtual. A exposição inaugura a 19 de maio, na Sala de Exposições da Junta de Freguesia de Baleizão. O livro será lançado durante o evento de inauguração.
Adaptação teatral do romance homónimo de Germano Almeida, o espetáculo pretende resgatar a memória da comunidade cabo-verdiana sobre aquela que também é a sua história: a história do 25 de Abril. Estreia a 16 de maio, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto. Entra depois em digressão pelo país até setembro de 2024. A última apresentação está prevista para 7 de novembro, na 30.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo, em Cabo Verde.
saaraci.orgPeça de teatro que parte da recolha de testemunhos de quem vivenciou o antes e o depois do 25 de Abril. Será feito um registo audiovisual do processo de criação do espetáculo, que estará em exibição na receção aos espetadores e será, depois, transformado em documentário. O espetáculo será apresentado ao público no dia 27 de abril, no Teatro Municipal de Portimão.
dancenema.comLeitura performativa do Catálogo da Exposição de Livros Escritos por Mulheres, organizada em 1947 pela jornalista e escritora Maria Lamas e pelo Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa. No final de cada apresentação, haverá uma conversa informal com o público.
teatrodosilencio.ptLançamento de um catálogo que congrega imagens das obras de arte e das exposições, assim como os textos desenvolvidos, que o artista Nuno Nunes-Ferreira tem desenvolvido sobre a temática do 25 de Abril. A sessão terá lugar no Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
nonunes-ferreira.comEspetáculo que junta o teatro de marionetas com a música ao vivo, num encontro intergeracional, e que reúne em palco profissionais e amadores, para contar a história da revolução de 1974. No âmbito do espetáculo, será dinamizado um ciclo de debates, dirigido a alunos do ensino secundário. O espetáculo estreia dia 20 de abril, em Arraiolos, passando depois por Reguengos de Monsaraz e Redondo.
bolsadoriginais.comFestival multidisciplinar, que congrega conversas, concertos, performances, artes visuais e gastronomia. Propõe colaborações entre os artistas e a comunidade local e irá decorrer no bairro da Ajuda, em Lisboa, nos dias 18, 19,20, 21 de abril de 2024.
supermala.orgProjeto de reflexão artística coletiva sobre o direito à habitação. Consiste numa performance, que parte da recolha de história oral junto dos moradores do Bairro do Grito do Povo que passaram pelo processo SAAL e as aspirações atuais dos seus jovens. A performance será apresentada a 6 e 7 de abril, no Bairro do Grito do Povo, em Setúbal.
Projeto de Slam Poetry, organizado em seis cidades, por seis coletivos, que assinala a democracia em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. O projeto, a realizar-se em três fins de semanas em abril/maio, pretende ampliar as vozes poéticas que expressam os valores da democracia e liberdade.
Peça de teatro que parte da leitura e exploração dramatúrgica de cartas, escritas entre mãe e filho, durante a guerra colonial. O espetáculo estreia em abril, em Aveiro, e será apresentado, nomeadamente, em Vila Real, Torres Vedras e Lisboa.
escoladolargo.comPerformance interdisciplinar que cruza teatro, dança, sonoplastia e vídeo, para explorar o conceito de opressão internalizada, que nos remete simultaneamente para um lugar de opressor e oprimido. Estreia no Goethe Institut, Lisboa. O projeto prevê ainda conversas com o público e workshops abertos à comunidade. A participação é gratuita.
telmoqbranco.comPeça de teatro cuja ação decorre em Angola, na derradeira noite da ditadura, quando um soldado do exército colonial português se cruza com um guerrilheiro angolano. À medida que cada inimigo descobre a pessoa no outro, uma certa amizade instala-se no meio do dever. Um espetáculo que pretende fazer uma abordagem humanista sobre a guerra colonial.
seivatrupe.ptEspetáculo musical de homenagem a José Afonso que pretende refletir a forte presença da cultura africana na vida e obra do cantautor. Reúne Manuel de Oliveira, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Edu Mundo e Fred Martins.
Peça de teatro criada a partir de relatos de exilados políticos, que faz a ponte entre o teatro, a investigação e a memória. No âmbito do espetáculo, será promovido um encontro intergeracional entre jovens músicos, atores e exilados políticos.
companhiacegada.ptProjeto que parte das obras musicais «CDE», de Jorge Peixinho, e «A Casa do Cravo», de Carlos Marecos, para uma reflexão sobre o contexto político de dois períodos marcantes da história recente de Portugal: o Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e o Processo Revolucionário em Curso (PREC).
lisboaincomum.ptConcerto de homenagem a José Mário Branco – que inclui canções em que é autor da letra, da música ou criador dos arranjos – promovido e interpretado por Canto Nono, grupo de música a capella, que teve direção artística do próprio José Mário Branco, de 2000 a 2019.
cantonono.comLivro de diálogos entre arquitetos, artistas e investigadores sobre a descolonização do discurso da arquitetura e os seus cruzamentos disciplinares. A publicação aborda a forma como os objetivos da Revolução — democratizar, descolonizar e desenvolver — se têm manifestado nos percursos e projetos dos autores.
oinstituto.ptTrabalho de registo documental, reflexivo e de investigação, que cruza a ação cultural de dezenas de entidades com a comunidade local, o olhar antropológico, o impacto económico e o papel no processo urbanístico.
largoresidencias.comConcerto com arranjo de parte da obra de Zeca Afonso para dueto de violoncelo. Interpretação de Pedro do Carmo, Lluïsa Paredes e Eva Aguilar. Estreia nacional a 17 de abril, às 19h, no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa.
Rubrica quinzenal sobre política não institucional, que dá voz e imagem a dez soluções que foram geradas por movimentos espontâneos dos cidadãos através de associações/ grupos informais; e a dez reflexões através de obras artísticas para problemas nas áreas da saúde, habitação, cidadania e transparência, ciência e tecnologia, valores de Abril, economia, urbanismo e mobilidade, educação, justiça e ambiente.
instagram.com/naosoumarcelaEspetáculo imersivo sobre os 48 anos de resistência ao regime do Estado Novo, onde testemunhos das prisões políticas, cartas de amor, conversas clandestinas e canções se entrelaçam em palco, numa dinâmica auditiva e visual surround, vertiginosa e apaixonante.
kindofblackbox.wixsite.comSegunda edição da Bienal Internacional de Joalharia Contemporânea, sob o tema «Joias políticas. Joias de poder». Inclui as exposições: «Joias para a Democracia» e «Tiaras Contemporâneas», de 17 de abril a 30 de junho, no Museu do Tesouro Real; «Madrugada», de 27 de junho a 30 de setembro, no MUDE.
jewellerybiennial.ptPeça de teatro escrita a partir de testemunhos e registos históricos da emigração clandestina ocorrida em Portugal nos anos 60 e 70. O projeto contempla ainda a publicação do texto teatral em livro, a realização de um documentário, uma exposição fotográfica do processo de investigação e criação, e um caderno de investigação.
urzeteatro.comExposição em duas partes, que reúne um conjunto transgeracional e interdisciplinar de artistas. Lápis Azul explora os métodos e efeitos da censura da PIDE e as estratégias possíveis para contorná-la. Lápis Vermelho explora os signos e símbolos da ideologia revolucionária e das ações de protesto. O projeto inclui ainda ações educativas para os mais novos, atividades abertas ao público, performances, visitas guiadas e momentos de partilha com os artistas envolvidos.
zaratan.ptProjeto-piloto de educação pela arte que explora — com jovens dos 12 aos 18 anos, residentes na ilha de São Miguel, Açores — a relação que estabelecemos com o território do quotidiano. O projeto pretende contribuir para a literacia do território, capacitação sociocultural, pensamento crítico, promoção do sucesso escolar e o exercício de cidadania consciente.
andafala.orgProjeto interdisciplinar de formação artística e social que reúne artistas, ensaístas, académicos e entidades da sociedade civil para a cocriação de objetos artísticos participativos com a comunidade, que ampliem a reflexão de desafios estruturantes da Democracia, nas vertentes do desenvolvimento humano, social, cultural e económico.
terceirapessoa.ptProjeto intergeracional de criação e composição coletiva de canções, entre alunos do 2.º ciclo e cantautores profissionais. O projeto tem a curadoria de Vitorino Salomé e a participação de Ana Bacalhau, Carlos Guerreiro e João Afonso. O trabalho desenvolvido nas três residências artísticas culminará num concerto comemorativo, dia 26 de maio, no Fórum Lisboa.
apem.org.ptEdição especial do fanzine Kioskzine, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril. Cinco décadas de História de uma Revolução pela lente de quatro fotógrafos, pouco conhecidos do grande público, que fizeram a cobertura do 25 de Abril.
kioskzine.comProjeção do documentário «Novíssimas Cartas Portuguesas» em mais de 20 locais em Portugal Continental e Ilhas, seguido de debate com convidadas da área da cultura.
novissimas.ptProjeto que associa a criação artística à intervenção, com a apresentação da peça «A Grande Emissão do Mundo Português» associada a momentos de reflexão e discussão sobre o 25 de Abril e o processo revolucionário.
oteatrao.comPeça de teatro que adapta o espetáculo «Estalo Novo», criado há 10 anos, para ser levado a cena no Museu Nacional de Etnologia e no Museu de Arte Popular. Serão feitas seis apresentações públicas, seguidas de conversa aberta.
companhiamaior.ptPeça de teatro que acompanha a vida de um casal nos pós-revolução e que revela a força dos opostos na sua máxima tensão. O texto baseia-se nas histórias do diário que Natália Correia começou a escrever no dia 25 de Abril de 1974 e no testemunho de um dos capitães de Abril, pai do autor.
joaogarciamiguel.comPeça de teatro criada e encenada por Sara Barros Leitão a partir das transcrições dos Diários da Assembleia da República, feitas pelas funcionárias do parlamento português. Um espetáculo que celebra o 25 de Abril a partir da democracia que se construiu.
cassandra.ptDurante o mês de agosto, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — propõe uma programação que inclui música, cinema e oficinas criativas. Conheça os destaques do mês. Com início no dia 2, o ciclo “Andor! Encontros, manifestações de […]
Em julho, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — propõe um diversificado programa cultural que passa por Leiria, Matosinhos, Coimbra e Lisboa e inclui teatro, música, debates, exposições e instalações artísticas. Conheça aqui alguns dos eventos que não pode […]
Durante o mês de junho, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — propõe espetáculos de teatro e performances, conversas, sessões de cinema e exposições por todo o país. Consulte a Agenda 25.04 e tome nota de tudo o que pode ver e fazer.
Durante o mês de maio, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — propõe espetáculos, performances, ateliês para crianças, conversas, sessões de cinema e exposições por todo o país. Consulte a Agenda 25.04 e tome nota de tudo o […]
Durante o mês de abril, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — propõe música, teatro, cinema, exposições, conferências, lançamentos de livros e performances de norte a sul do país. Consulte a Agenda 25.04 e tome nota de tudo […]
Durante o mês de março, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — leva pelo país espetáculos, sessões de cinema, podcasts, conversas, uma exposição e uma performance, de Famalicão a Setúbal. Os eventos podem ser consultados na Agenda 25.04. […]
Estão abertas até 20 de março as candidaturas ao programa de apoio «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) para fomentar projetos que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. O concurso atribuirá um milhão de euros a […]
O concurso «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), terá uma nova edição em 2024, com um montante financeiro disponível de um milhão de euros. Apoiará projetos de artes visuais, artes performativas, artes de rua e cruzamento disciplinar, abrangendo os domínios da criação, programação, […]
A DGARTES comunicou hoje os resultados finais da primeira edição do concurso Arte pela Democracia, um Apoio em Parceria que resulta do acordo celebrado com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. Foto: Cláudia Teixeira | Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril Reconhecendo que a criação artística pode contribuir para processos de reflexão sobre […]
O concurso «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), selecionou 45 projetos para receberem um apoio global de 1 milhão de euros. Estas iniciativas, que terão lugar por todo o país, vão integrar as Comemorações dos 50 anos da Revolução e contribuir […]